Governo de Rondônia
23/04/2024

PÓS-GRADUAÇÃO

Doutorandos da Seduc participam da banca de qualificação dos seus projetos de pesquisa

06 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Bolsistas do curso de doutorado em psicologia ofertado pelo governo de Rondônia em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia e PUC do Rio Grande do Sul

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RO) em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, ofertou cinco bolsas para o curso de pós-graduação Stricto Sensu doutorado em psicologia, na modalidade Dinter (doutorado interinstitucional).

Essa ação é uma das estratégias firmadas no Plano Estadual de Educação (PEE), estabelecida na Meta 16 – “Formar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, 100% dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PEE, assegurar condições de acesso ao Stricto Sensu e, garantir a todos profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”, para assegurar aos profissionais da educação condições de acesso ao Stricto Sensu.

O curso doutorado em psicologia tem por objetivo formar, em nível Stricto Sensu, professores e/ou psicólogos do quadro de servidores efetivos do estado de Rondônia, atuantes nas escolas públicas estaduais, nas CREs e Seduc, visando proporcionar uma reflexão crítica sobre o saber científico em psicologia, considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas, contribuindo para atuação efetiva nas políticas educacionais, formando professores e pesquisadores que intervenham na melhoria da educação na região.

O referido curso teve inicio em março de 2016, contemplando até o presente momento 7 módulos e 9 disciplinas, nas quais os doutorandos vem demonstrando alto desempenho e comprometimento. Os cursistas participarão da banca de qualificação, a realizar-se no período de 03 a 14 de julho de 2017, na PUC do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, objetivando corroborar a qualificação de seus projetos de pesquisa, e do mesmo modo, demostrar por meio da excelência na execução dos mesmos, que estão valendo-se da oportunidade viabilizada pelo governo do Estado.

As bancas terão diversos assuntos de extrema importância para a educação. Oservidor Marcos Antônio Shreder apresentou no último dia 4 o tema, “Conhecimento e Percepção dos Professores das Escolas Públicas de Rondônia sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”. No próximo dia 10 a servidora Dulcilene Saraiva irá apresentar com o tema, “O processamento Cognitivo, Saúde Mental e Ajustamento Psicossocial em Crianças Ouvintes Filhas de Pais Surdos (CODAS)”; No dia 12 será a vez do servidor Kary Jean Falcão, estará apresentando com o tema “Pedagogia Trans: Videodepoimentos e Contribuições pedagógicas de professoras transexuais e travestis em Rondônia”. Para finalizar as apresentações, as servidoras Francisca Valda Gonçalves apresentará no dia 13 de julho o tema, “Comportamentos violentos da Escola e a Virtude da Autocompaixão”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo