Governo de Rondônia
26/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Doutorandos da Unir visitam Porto Público de Porto Velho

18 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Douturandos unir_18.05.2016_Rafaela Schuindt (1)

Estudantes durante visita ao Porto

Alunos do curso de doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia (Unir) estiveram no Porto Público de Porto Velho na manhã desta quarta-feira, 18, para complementar as aulas.

O professor José Manuel Marta da disciplina História Econômica e Desenvolvimento de Rondônia ficou entusiasmado com sua primeira visita ao Porto. “Para entender de economia, precisa entender de logística, assim o doutorando tem condições de compreender toda a cadeia do desenvolvimento e o diferencial do Estado de Rondônia está na sua localização estratégica, que além de deter o rio Madeira para escoar a produção própria é canal para o comércio internacional com países como Bolívia, Equador e Peru”, explicou José.

Para o coordenador de gestão portuária, Edemir Brasil, que recebeu os alunos e explicou sobre a movimentação de cargas e a formação histórica do Porto. “Uma das premissas desta administração é oferecer à comunidade e o meio acadêmico a oportunidade de conhecer a estrutura portuária disponível, uma vez que aqueles que estão envolvidos com o fomento da economia do Estado são fundamentais para o fortalecimento de Rondônia”, esclareceu.

O aluno doutorando Márcio Felisberto falou da dimensão da infraestrutura disponível e a projeção positiva de Rondônia. “Não tinha noção da influência do Porto Público e do rio Madeira no processo logístico, tanto para escoamento da produção local, quanto para envio de grãos produzidos no Mato Grosso, assim como da chegada de fertilizantes importados de Israel. Tenho certeza que nossa visão geopolítica sobre o Estado mudou e de forma positiva”, ilustrou Márcio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo