Governo de Rondônia
Quarta, 30 de setembro de 2020

TECNOLOGIA

Drone será utilizado no georreferenciamento de imóveis em Rondônia

29 de janeiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O drone possui um sistema com funções autônomas de voo para aerofotogrametria

Na manhã de quarta-feira (29) aconteceu solenidade de entrega de um drone multirrotor quadricóptero H1 à Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).  “O equipamento tem o objetivo de modernizar os processos operacionais de regularização urbana e rural, tornando-os mais eficientes e precisos,” destacou o superintendente da Sepat, Constantino Erwen Gomes.

O drone possui um sistema com funções autônomas de voo para aerofotogrametria, isto possibilita a obtenção de imagens georreferenciadas para gerar mosaicos, modelo digital de superfície. “Possibilitando o mapeamento de grandes áreas em um tempo reduzido, frente ao métodos tradicionais, além de gerar imagens de alta qualidade e detalhes,” explica o superintendente Constantino.    

Para o governador coronel Marcos Rocha, a aeronave irá facilitar o georreferenciamento e a regularização fundiária. “Sabemos o quanto isso é importante para Rondônia. Pois o nosso Estado é voltado para o agronegócio, e muito da produção que poderíamos fazer hoje não é feita porque os produtores não têm os recursos necessários. E o recurso essencial para alavancar a nossa produção agropecuária é o título da sua terra”.

O equipamento foi adquirido por meio de indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Eyder Brasil

A Sepat é o órgão incumbido de administrar e fiscalizar, coordenar, executar e controlar as atividades inerentes à regularização fundiária urbana e rural, e tem realizado investimentos em tecnologias, com a aquisição de equipamentos e software, com objetivo de modernizar os processos operacionais de regularização urbana e rural tornando-os mais eficiente e precisos.

O equipamento foi adquirido com recursos do governo do Estado, por meio de indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Eyder Brasil. 

Participaram da solenidade de entrega o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec),  coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Antônio Afonso Pimentel, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar(CBM), coronel Bm Demargli da Costa Farias, entre outras autoridades que se fizeram presente. 

Leia mais:

 Governo de Rondônia atualizará mensalmente ficha do servidor público; primeira fase do levantamento se estenderá até março

 Produtores de Porto Velho iniciam colheita de soja com expectativa acima de 37 mil toneladas

 Treinamento de enxertia de clones de alta produtividade faz Rondônia avançar na revitalização do cacau aliada à ressocialização


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Convênios, Economia, Governo, Habitação, Infraestrutura, Legislação


Compartilhe