INFRAESTRUTURA

Duplicação da ponte do rio Machado é importante para o desenvolvimento de Rondônia, afirma governador

24 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Nome da ponte é uma homenagem a

Nome da ponte é uma homenagem ao empresário Emerson Freitag, falecido em acidente aéreo em 2007

Ao participar na tarde de sexta-feira (21) da cerimônia oficial de entrega da obra de duplicação da ponte do rio Machado, em Ji-Paraná ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o governador Confúcio Moura classificou a ampliação da via como importante para o desenvolvimento de Rondônia. A solenidade foi realizada na quadra poliesportiva do bairro Duque de Caxias, no 2º Distrito.

“Ji-Paraná está de parabéns. É o centro das atenções em Rondônia. É onde giram as movimentações financeiras dos grandes negócios, especialmente do agronegócio. A entrega dessa obra de duplicação da ponte Boiadeiro tem um significado especial: é por aqui que passa o desenvolvimento de Rondônia”, disse o o governador.

O prefeito Jesualdo Pires, agradeceu a participação do governador Confúcio Moura no evento e destacou o apoio para a finalização da obra. “Obrigado, mais uma vez, governador Confúcio, senador Raupp e deputada Marinha. O apoio de vocês foi fundamental para a finalização desta obra”, disse Jesualdo, lembrando que no início a gestão municipal contou com apoio para solucionar as dificuldades enfrentadas com a retomada da obra de duplicação da ponte paralisada há meses.

Para a deputada Marinha Raupp, a duplicação da Ponte Boiadeiro é a facilitação do acesso. “Ji-Paraná é mais que isso: integra a Amazônia com o Brasil. Isso nos torna cada vez mais brasileiros no fortalecimento desta região tão próspera”, disse.

“Agora só falta completar a duplicação da travessia urbana de Ji-Paraná”, afirmou o senador Valdir Raupp, ao pedir ao superintende regional do Dnit, engenheiro Robson Loures, que aplique a capa asfáltica assegurando a manutenção da via.

Confúcio Moura participou da entrega da obra ao Dnit na sexta-feira

“Estamos também trabalhando na duplicação da BR-364 e na implantação da Ferrovia Transoceânica”, apontou o senador, considerando como desafiadores esses dois benefícios para Rondônia.

O deputado Laerte Gomes elogiou a atuação do governo em obras públicas. “Hoje pela manhã estivemos em Pimenta Bueno, inaugurando obra. Agora à tarde estamos em Ji-Paraná participando como convidados. Mas quero dizer, governador Confúcio, aonde o governo vai tem obra dele. Isso é muito importante para Rondônia”, enfatizou o deputado, agradecendo pela retomada do asfaltamento do anel viário na cidade, obra que já está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagens e Infraestrutura de Serviços Públicos (DER).

A solenidade ainda contou com a participação do senador Acir Gurgacz, deputado federal, Marcos Rogério; o deputado estadual, Airton Gurgacz; secretários estaduais e municipais, o vice-prefeito Marcito Pinto; e vereadores.

PONTE BOIADEIRO

A duplicação da ponte custou R$ 21 milhões em esforços conjuntos do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp junto ao governo Federal e contrapartida do município de Ji-Paraná.

Com a ampliação, a ponte passou a ter 880 metros de extensão com vão de 260 metros. De duas, passou a ter quatro pistas de rolamentos. Foram construídos retornos sob as cabeceiras, pavimentação e sinalização das vias de acesso. Todo o trecho recebeu muretas de proteção.

Em uso há dois anos, a obra foi entregue em definitivo ao Dnit na sexta-feira.

Por força de Lei Ordinária Federal, a via foi denominada “Ponte Emerson Freitag – Boiadeiro”, uma homenagem da deputada Marinha Raupp ao empresário ji-paranaense, morto em acidente aéreo no dia 17 de julho de 2007, em São Paulo.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Economia, Evento, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Sociedade, Trânsito, Transporte