Governo de Rondônia
25/04/2024

EVENTO

Economia criativa é tema de palestra em Cacoal

09 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O conceito e características da economia criativa, tendência internacional que tem ganho força no Brasil e envolve setores voltados às expressões culturais, serão debatidos pelo professor doutor especialista em tecnologia, cultura e propriedade intelectual Ronaldo Lemos, com a classe empresarial do município de Cacoal, no próximo dia 29. A palestra Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento, coordenada pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), envolve a Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic) e Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc).

Com objetivo de abordar também as estratégias e tendências do segmento na visão e experiências de Ronaldo Lemos, o evento é uma determinação do Governador Confúcio Moura e atende à demanda da classe empresarial do município que solicitou parceria para ampliar a visão sobre o tema e buscar caminhos para o fortalecimento do setor. A economia criativa envolve setores voltados às expressões culturais como artesanato, arte popular e festa popular. Envolve também as artes visuais; audiovisuais como cinema, televisão e publicidade; design; moda; música; comunicação como TV e rádio; artes cênicas; lazer, entre outras.

“As cidades precisam ter identidade. Seja na gastronomia, na música ou em qualquer área que represente o local. A economia criativa representa isso e o evento vai proporcionar tanto à classe empresarial quanto aos acadêmicos locais a interagir com as diversas possibilidades existentes no nosso Estado”, explicou o secretário da Sepog, George Braga.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, o evento representa o sucesso de iniciativa anterior realizada pelo Governo do Estado na capital, onde técnicos estaduais e demais pessoas envolvidas com a Economia Criativa ampliaram o conhecimento sobre como Impulsionar o conceito nas modalidades existentes em Rondônia como forma de fortalecer e projetar a imagem de uma cultura viva e consolidada. A palestra será realizadas às 19:30 h, na Faculdade Integrada de Cacoal.

Ronaldo Lemos

O palestrante é advogado, especializado em tecnologia, cultura e propriedade intelectual. Formado em direito pela Universidade de Havard (mestrado) e pela Universidade de São Paulo (graduação e doutorado). Foi professor visitante da Universidade de Princeton e é atualmente o representante do MIT Media Lab para o Brasil.

É sócio do escritório Pereira Neto Advogados, responsável pela área de internet, mídia e direitos autorais. Escreve semanalmente para Folha de São Paulo e mensalmente para a Revista Trip. Apresenta o programa Navegador na Globonews e é colaborador do Esquenta! É diretor do projeto Creative Commons e autor de vários livros e estudos. Foi um dos criadores do Marco Civil da internet, a lei criada para proteger direitos na rede. Ele também foi apontado pela Revista Superinteressante como um dos pensadores do século.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo