Governo de Rondônia
29/03/2024

ECONOMIA

Economia será fortalecida com a formalização de vendedores ambulantes em Vilhena

27 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A economia informal deve tomar novos rumos com o incremento da formalização dos vendedores ambulantes em Vilhena. A iniciativa é do governo estadual que presidirá uma reunião para conhecer o quantitativo de ambulantes e traçar metas para reduzir o comércio ambulante na cidade. “Eu nunca tinha pensado que abrir uma empresa seria fácil, que melhoraria a minha própria condição, contribuindo para o desenvolvimento de Vilhena”, disse o mototaxista Gelsino Batista da Silva.

Maria traz a colheita do sítio para vender na cidade

O assunto é pauta de uma reunião na próxima quinta-feira (29) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), que reúne parceiros, como o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebare-RO), Prefeitura e Câmara Municipais de Vilhena, Associação Comercial (Aciv), Banco do Povo e a Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Unidade Avançada de Planejamento e Gestão Regional (UAPGR-Vilhena), autora da demanda.

“Sair da informalidade significa dizer que o vendedor passa a ter direitos e a contribuir com o desenvolvimento da cidade por meio dos impostos a ser recolhidos”, disse o secretário executivo regional do governo em Vilhena, Ronaldo Alevato, reforçando que “pretendemos alinhar ações que promovam o vendedor informal à qualidade de legalizado”.

A parceria entre os órgãos públicos e privados faz parte de uma política estratégica da UAPGR de Vilhena. “Nossos parceiros estão confiantes de que nesta reunião de quinta-feira vamos avançar no planejamento”, ressaltou o secretário regional, informando que a reunião deve ocorrer no período da noite.

Gilvan Nogueira Souza revende botinas há um ano e meio em uma das principais avenidas do centro de Vilhena. “É um trabalho lucrativo. Vale a pena estar legalizado”, declarou o vendedor ambulante.

Dona Maria Aparecida Hermínio mora em Chupinguaia, mas vende tangerina ponkan no centro de Vilhena. “Aqui consigo vender mais as frutas colhidas lá no sítio”, disse, animada com a legalização do negócio.

Leia Mais:

Agilidade na abertura de empresas em Rondônia ganha destaque em encontro nacional


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Distritos, Economia, Governo, Legislação, Previdência, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo