Governo de Rondônia
28/03/2024

MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA

Edição 2017 do Selo Unicef Município Aprovado será lançada nesta quinta-feira em Rondônia

06 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Porto Velho é sede do lançamento do Selo Unicef, evento que acontecerá a partir das 10h desta quinta-feira (8) na Vice Governadoria, com a presença de autoridades do Fundo das Nações Unidas para a Infância é um órgão das Nações Unidas (Unicef) no Brasil. O objetivo do Selo Unicef Município Aprovado é contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel institucional. Em Rondônia, 18 municípios foram premiados na última edição, com isso despertou nos outros 34 o desejo de fazer mais pelos cidadãos.

O Selo Unicef é uma iniciativa voltada à implementação das políticas públicas, estimular a atuação intersetorial, promover a mobilização social, incentivando o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-los.

Isso significa também apoiar o município no desenvolvimento de estratégias específicas de inclusão de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e todas as crianças e adolescentes que compõem a diversidade cultural da região. Quando os direitos da criança e do adolescente são garantidos, a comunidade se desenvolve e todo o município sai ganhando.

Segundo a articuladora estadual do Selo Unicef na Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Márcia Oliveira Souza Trajano, o Selo Unicef Município Aprovado tem por objetivo mobilizar gestores, técnicos municipais, sociedade civil e famílias em torno de políticas públicas em favor das crianças e adolescentes.

“A proposta é contribuir para que o poder público cumpra sua função e assegure serviços de qualidade nas áreas de educação, saúde, arte, cultura, comunicação, esporte e tantas outras”, afirmou Márcia.

Segundo ela, a experiência de mais de dez anos mobilizando os municípios por meio do Selo Unicef mostrou que os municípios certificados melhoram a vida de crianças e adolescente acima da média dos demais municípios. “Observamos também que os municípios que participam do Selo e não alcançam a certificação, mesmo assim melhoram a vida de crianças e adolescentes mais que a média dos demais municípios do País. Fazer parte da iniciativa é, portanto, uma boa forma de assegurar a melhoria da qualidade de vida da infância e adolescência do seu município”.

Podem se inscrever ao Selo Unicef os municípios da Amazônia e Semiárido. A proposta é que de 2017 a 2020 haja encontros de capacitação, propostas de atividades de participação social, além de monitoramento e avaliação de um conjunto de indicadores sociais.

Para se inscrever, é preciso que o município assine o Termo de Adesão e nomeie  um articulador para mediar as ações em seu município e um mobilizador de adolescentes e jovens.

Leia Mais:

Ações voltadas à criança e ao adolescente garantem Selo Unicef a 18 municípios de Rondônia

Representantes dos municípios de Rondônia inscritos no Selo Unicef participam de capacitação em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Selo Unicef
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo