Governo de Rondônia
19/04/2024

Diplomação

Justiça Eleitoral diploma eleitos

18 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 Diplomação_Governador_17.12.14_Fotos_Daiane Mendonça (9)Além do governador e vice-governador foram diplomados quarta-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) 24 deputados estaduais, oito deputados federais, um senador, e 14 suplentes. Um total de 48 eleitos aptos a tomar posse em seus respectivos cargos, no dia 1º de janeiro de 2015. A cerimônia, ocorrida no auditório da Faculdade Unopar, foi aberta pelo desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Péricles  Moreira Chagas.

Diplomado oficialmente para ocupar o cargo  – o primeiro governador peemedebista reeleito na história rondoniense – o médico Confúcio Moura, de 66 anos, voltou-se ao público de aproximadamente mil pessoas e afirmou que dará continuidade dos trabalhados que já estão em curso, além de ampliar os investimentos, honrando a  Constituição Estadual, da mesma maneira como fez em seu primeiro mandato. Com clareza, eficácia e transparência, onde 97% da compras governamentais foram feitas por meio de pregão eletrônico. “O que é mais transparente no mundo do que um pregão eletrônico? Onde você não observa o olho do vendedor, participante do certame, pois é concorrência; vence quem nos oferece o menor preço e baixo custo. Além do mais com essa nova metodologia, 63% das empresas vencedoras foram rondonienses, o que é fantástico”. Diplomação_17.12.14_Fotos_Daiane Mendonça (21)

No segundo mandato, o governador pediu a ajuda de todos: “Preciso do apoio dos poderes, dos parlamentares novos e dos reeleitos, senadores, e órgãos de controle fiscal, para que possamos fazer esse grande pacto de governança. Sou o governador, mas os governantes somos nós todos”. Confúcio destacou o apoio incondicional da primeira-dama Maria Alice em sua vida. “Sempre que pôde, ela esteve ao meu lado, me erguendo e dando força para seguir adiante. E a todos os que de fato fizeram a campanha o levando à vitória da reeleição”.  “A campanha política só é boa quando você perde o controle dela. Quando não sabe o que está acontecendo e tenta se localizar, até se dar conta de que ela é que está seguindo só, pois já não tem mais controle.  A minha campanha eleitoral para o segundo turno foi assim: eu vivi isso.  Foi um momento forte que nós apelidamos de ‘onda amarela’ que de tão grande se levou sozinha”, disse Confúcio Moura.   Referia-se aos quase 420 mil votos  que lhe concederam o direito de novamente administrar Rondônia. Para Confúcio Moura todos os setores são essenciais, como a segurança, a agricultura, a pecuária, comércio mineral e vegetal, e energia elétrica. Juntos, fazem um substrato importante para o desenvolvimento de Rondônia. No entanto, para o chefe de Estado, nada disso pode ser comparado à educação “como de fato, aquela que faz e gera futuro empreendedores respeitados”. “A educação é o fundamento essencial para levar esse Estado adiante”, afirmou.

"Não governo o Estado sozinho, nós todos governamos"

“Não governo o Estado sozinho, nós todos governamos”

O governador não se calou diante dos fatos nem das adversidades ocorridas nos quatro anos do seu primeiro mandato e lembrou que seu ‘governo’ vem enfrentando fortes tempestades. “Nunca havia visto na minha vida algo dessa natureza em direção a minha pessoa, mas ainda assim decidi erguer a cabeça e continuar cumprindo com todos os meus compromissos de agenda, deixando a turbulência passar. E tenho certeza que todo o mal entendido será mostrado no determinado tempo, igual a hoje na continuação de mais um mandato meu como governador de Rondônia”, frisou. Diplomação_Vice-Gov_17.12.14_Fotos_Daiane Mendonça (5)O vice-governador Daniel Pereira, comprometeu-se a fazer parceria,”a começar pela capital, na retomada das obras dos elevados que atualmente estão parados na entrada da cidade, e a concretização  do saneamento básico. “Um governo forte para o povo. É o nosso lema a partir de agora”, destaca Daniel Pereira.

Além do governador Confúcio Moura e de seu vice-governador  Daniel Pereira, o Tribunal Regional Eleitoral diplomou o senador Acir Gurgacz, os deputados federais Expeditto Netto, Lindormar Garçon, Lúcio Mosquini, Luiz Cláudio, Marcos Rogério, Mariana Carvalho, Marinha Raupp, e Nilton Capixaba. E os deputados estaduais: Adelino Follador , Aélcio José Costas, Airton Gurgacz, Alex Redano, Cleiton Roque, Edson Martins, Ezequiel Júnior, Glaucione Rodrigues, Hermínio Coelho, Jean  Carlos de Oliveira, Jesuíno Boabaid, Juraci Barbosa (Só na Bença), Laerte Gomes, Lazinho da Fetagro, Lebrão, Léo Moraes , Lucia Tereza dos Santos, Luiz Goebel, Marcelino Tenório, Maurão de Carvalho, Neidson de Barros Soares,  Ribamar Araújo, Rosangela Donadon, Saulo Moreira.

Coube aos deputados, estadual e federal, mais votados representar os outros parlamentares.  O deputado Adelino Follador disse priorizar nestes quatro anos um trabalho de união entre o Legislativo e o Executivo.  Para a deputada federal Marinha Raupp “honrar o povo fazendo um trabalho com  ética é o ponto inicial para todos os deputados que desejam ter sucesso na sua vida pública”. Encerrando sua fala ela disse que “nós, os bandeirantes de Rondônia, nos orgulhamos de estar e trabalhar pelos rondonienses” O senador Acir Guarcacz elogiou o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral, além de lembrar os diplomados que a partir de agora é preciso honrar cada um dos votos concedidos a eles pelo povo. “Fomos eleitos em nome de cada rondoniense para realizar a enorme tarefa de resgatar esperanças e construir um presente e um futuro melhor para nós e para os nossos filhos”, destaca o senador Gurgacz. Ao governador Moura, o qual o senador Gurgacz  chamou de amigo, tem com ele o “compromisso de traduzir as expectativas em ações concretas em favor do desenvolvimento de Rondônia, na construção de um grande Estado, onde cada um tenha voz e seja ouvido pelos seus governantes em Brasília. Uma federação onde cada pessoa tenha mais oportunidade e qualidade de vida. Esta é a nossa missão: fazer um Estado e um país melhor para todos, com união”.

 

O governador Natural de Dianópolis no Tocantins , Confúcio Aires Moura de 66 anos é médico formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), além de ter exercido a função de policial militar.  Na política iniciou sua carreira em 1994 como Deputado Federal pelo Estado de Rondônia, e reeleito em duas eleições consecutivas. Em 2004 Licenciou-se do cargo de deputado Federal concorrendo à Prefeitura de Ariquemes, saindo vitorioso e reeleito no mandato seguinte. Em 2010 renunciou ao cargo de Prefeito para disputar a vaga de governador, vencendo no segundo turno onde assumiria a administração estadual de (2011  a 2014).  Em 2014 se reelegeu governador para o pleito 2015 a 2018. Confúcio Moura é  casado com a também médica Maria Alice, com quem tem duas filhas e três netas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emerson Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo