Governo de Rondônia
25/04/2024

MEIO AMBIENTE

Em alusão ao Dia Mundial da Água, Governo de Rondônia ressalta a importância da preservação deste recurso

22 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro das águas dos rios Pacaás Novos e Mamoré, em Guajará Miriam

Em alusão ao Dia Mundial da Água, criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado neste 22 de março, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), juntamente com a Companhia de Águas e Esgoto do Estado (Caerd) destacam a importância dessa data. A água é de fundamental importância para a sobrevivência do ser humano. A gestão das águas é ponto essencial do Planejamento Estratégico 2019-2022 do Governo do Estado.

“O Governo de Rondônia tem cuidado de forma preventiva, repressiva e corretiva para preservar a qualidade e a quantidade da água no Estado. Participamos do Programa de Estímulo á Divulgação de Dados da Qualidade da Água (Qualiagua), que através do Laboratório de Análises Ambientais cuida da qualidade das águas.  Também temos ações de diagnóstico para recuperação de nascentes em alguns pontos críticos do Estado”, explica Daniely da Cunha Oliveira Sant’Anna, coordenadora de Recursos Hídricos da Sedam.

O governo tem reforçado as ações referentes preservação ambiental afim de manter esse recurso disponível. A Sedam outorga o uso da água superficial e subterrânea para empreendimentos, atividades e comunidade em geral, dando suporte para o desenvolvimento ambiental, social e econômico do Estado.

TRATAMENTO

Diante do cenário pandêmico, a necessidade do acesso à água tratada e ao saneamento básico se tornaram essenciais. A Caerd atua em 37 municípios e 19 localidades no Estado de Rondônia atendendo habitantes com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

“A companhia é considerada usuária de recurso hídrico, ou seja, ela retira a água do meio ambiente, trata e disponibiliza para o uso da população. Diante disso, tem como obrigação a realização do monitoramento de sua qualidade nos pontos de captação e, sempre que necessário, contribuir com os demais órgãos e entidades para preservação e recuperação deste bem”, explica a engenheira ambiental da Companhia de Águas e Esgoto do Estado (Caerd), Monica Chagas Cerqueira.

Diante do cenário pandêmico, a necessidade do acesso à água tratada e ao saneamento básico se tornaram essenciais.

A captação de água ocorre geralmente em mananciais com capacidade hídrica para atendimento da demanda local. A água é captada através de conjunto motobomba, e transportada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) onde passa pelas fases de tratamento convencional: coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Em seguida a água é encaminhada para um reservatório e distribuída para a população através da rede de abastecimento, em alguns pequenos núcleos a captação pode ser feita através de poços tubulares onde a água passa por um processo de desinfecção antes de ser distribuída.

“A água é um bem de todos e ao mesmo tempo não pertence a ninguém especificamente. Por isso, devemos cuidar como se fosse nossa, sempre lembrando que é um bem que não possui dono. Além disso, temos o dever constitucional de preservá-la e assegurar a sua qualidade e quantidade para esta e às futuras gerações. A população deve se atentar a necessidade de economizar água e evitar desperdícios”, finaliza Mônica.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dandara Carvalho
Fotos: Daniely da Cunha Oliveira Sant’Anna/ Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Ecologia, Meio Ambiente


Compartilhe


Pular para o conteúdo