Governo de Rondônia
Quarta, 24 de julho de 2019

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Em apenas um ano Centro de Especialidade Odontológica realiza mais de 5.700 procedimentos na capital

15 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Paciente realizando procedimentos odontológicos

 

O Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), é referência em tratamentos odontológicos no estado de Rondônia. Desde a inauguração, em fevereiro de 2018, a procura pelo serviço tem aumentado. De acordo com a coordenadora do CEO, Itaci Ferreira, em apenas um ano já foram realizados mais de 5.700 procedimentos odontológicos. “Ao todo são sete dentistas trabalhando no local, e ter uma dentista reguladora é um grande diferencial, já que facilita a marcação de consultas por prioridade e traz agilidade no atendimento’’.

Itaci Ferreira explicando sobre os serviços oferecidos pelo CEO

Segundo ela, os pacientes prioritários são: idosos, gestantes, pessoas com deficiência física, além de pacientes que aguardam na fila de procedimentos. “Nós temos pacientes na fila de transplantes, além de pacientes que são encaminhados para o centro cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro para fazer os procedimentos necessários. Ao todo, atendemos em média umas 30 pessoas por dia”.

O centro conta com três consultórios modernos que oferecem diversos atendimentos como diagnóstico bucal, para detectar o câncer de boca; raspagem; restauração; radiografia periapical; obturação; pulpotomia dentária; cimentação de prótese; remoção de dente retido; exondontia; gengivectomia; excisão e sutura de lesão na boca; gengivoplastia; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia. Dentre esses serviços o mais procurado é o tratamento de canal.

A coordenadora explica ainda, que o processo para ser atendido no Centro de Especialidades Odontológicas da POC é simples. “O paciente deve procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro, nos casos de restauração, limpeza e extração. Já em casos de maior complexidade ou aqueles que não podem ser resolvidos pelo dentista da unidade, o paciente é encaminhado para o CEO”.

Além dos inúmeros serviços, o paciente também recebe palestras educativas sobre a higiene bucal. Mais de 1.700 ouvintes já foram beneficiados e aprenderam sobre como cuidar corretamente dos dentes, identificar sintomas de câncer de boca, além de fazer a higiene bucal diariamente.

Leia mais:

 Cirurgias para correção de lábio leporino estão sendo realizadas no Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho

 Hospital de Base volta realizar angioplastia cerebral, angioplastia de aneurisma de aorta e cateterismo; procedimentos estavam suspensos desde o ano passado

 Hospital de Base em Porto Velho bate meta e reduz casos de infecção hospitalar dentro de Unidade de Terapia Intensiva

 


Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde


Compartilhe