Governo de Rondônia
19/04/2024

SANIDADE ANIMAL

Em Cacoal, cerca de 200 mil animais já foram vacinados contra febre aftosa, campanha segue até dia 15

06 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Pecuarista Valter Beccall vacinou seu rebanho já nos primeiros dias da 45ª etapa da vacinação

Segue até o dia 15 de novembro a 45ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado de Rondônia. Estão sendo vacinados bovinos e bubalinos, com idades entre 0 e 24 meses. Já a comprovação da vacinação pode ser feita até o dia 22 deste mês.

Fundamental para a erradicação e prevenção da febre aftosa, uma doença altamente contagiosa, a vacinação é obrigatória em todo o país para manter a sanidade do rebanho brasileiro.

Em Cacoal, a vacinação de 194.616 animais foi declarada, o que corresponde a 46,5% do rebanho total do município, estimado em 419 mil cabeças de gado. O chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Idaron/Cacoal), Nilton Máximo da Costa Junior, pede para que os pecuaristas não deixem para declarar a vacinação apenas na última semana. “A unidade da Idaron fica aberta das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira. Por isso a gente pede para que os pecuaristas venham até aqui e façam a declaração, evitando deixar para o último dia, quando o serviço fica sobrecarregado. A vacinação é obrigatória, assim como declarar a vacina”, destacou.

O chefe da Idaron em Cacoal enfatiza ainda que, além dos animais com idades de 0 a 24 meses, é preciso declarar nascimentos e óbitos de todo o rebanho bovino e bubalino existente.

Com um rebanho aproximado de 14 milhões de cabeças, Rondônia tem na pecuária uma das principais atividades econômicas. Por isso, proteger o rebanho adequadamente e garantir sua produtividade é de extrema importância, assim como garante o pecuarista Valter Beccalli.

“Rondônia é um estado forte na pecuária e a gente se mantem assim, garantindo a sanidade do nosso rebanho. Logo que iniciou a campanha, eu vacinei os nossos animais. A gente tem hoje umas 240 cabeças e desses, uns 70 estava na idade de vacinar e fazer a declaração. Tudo foi feito certinho e hoje temos a garantia de um rebanho saudável, livre da aftosa”, conclui o pecuarista. O restante dos animais, de propriedade de Valter Beccalli já havia recebido a vacinação em etapas anteriores.

Leia mais:

 Tecnologia da Informação facilita controle da Idaron sobre rebanho de Rondônia e monitoramento de fronteiras

 Idaron confirma vacinação de mais 14,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo