PRODUÇÃO

Em Dia de Campo, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari recebem duas mil toneladas de calcário do governo estadual

19 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Maristela Madaleno, secretária municipal de agricultura de Itapuã, agradece o cartão Mais Calcário

Maristela Madaleno, secretária municipal de Agricultura de Itapuã, agradeceu o apoio do governo

O município de Itapuã do Oeste recebeu na manhã de sexta-feira (16), no Auditório Municipal Deputado Eduardo Valverde, mil toneladas de calcário, gratuitamente, do governo estadual, com o cartão ‘Mais Calcário’. À tarde, foi a vez de Candeias do Jamari receber a mesma quantidade, na sede da Piscicultura Querubim.

A entrega do corretivo do solo aconteceu durante o evento ‘Dia de Campo’, realizado nos dois municípios pela Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia(Emater-RO).

O governo adquiriu da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) e está distribuindo 52 mil toneladas, em lotes de mil toneladas, a todos os municípios do estado de forma igualitária, com o cartão ‘Mais Calcário’.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, o governo pretende atender a mais de 20,8 mil pequenos agricultores familiares, corrigindo um hectare de suas propriedades. “É um primeiro passo e queremos dobrar esta oferta gratuita em 2016”, afirmou.

A secretária municipal de Agricultura de Itapuã do Oeste, Maristela Madaleno, disse que desde 2012 suas principais ações são em favor da agricultura familiar e “este calcário, que está sendo dado pelo governador Confúcio Moura, chega na hora certa, pois vem recuperar grande parte dos pequenos empreendimentos, tanto agrícolas e de pecuária de leite, como também a nossa emergente piscicultura”.

O vice-prefeito Gênesis Sampaio afirmou que Itapuã já teve a melhor exposição de leite na Linha B-40, porém as pastagens degradaram por falta de nutrientes, e agora serão revitalizadas com o calcário doado pelo governo.

Careca, prefeito de Candeias do Jamari, vê nova agricultura com o calcário recebido

Padovani entregou ao prefeito Careca o cartão Mais Calcário para Candeias do Jamari

Em Candeias do Jamari, o prefeito Francisco de Soares, Careca, recebeu do secretário Padovani o “Mais Calcário’, que dá direito a receber as mil toneladas destinadas ao município.

Careca agradeceu ao Governo do Estado e disse que usará todos os meios que dispuser para entregar o insumo aos produtores familiares, inclusive com o uso de um caminhão caçamba bi-trem, recentemente adquirido por emenda parlamentar. “Vamos dar uma renovada em nossas terras e aumentar a sua produtividade”, afirmou.

Chiquinho da Emater, secretário adjunto do órgão, reforçou que as terras da região são muito ácidas e que o corretivo do solo vem em boa hora. “Nosso objetivo é trazer tecnologia e assistência técnica ao campo, porque queremos transformar Rondônia na terra da produção, com desmatamento zero, aproveitando o que já temos consolidado”, completou.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi

Agricultura, Agropecuária, Água, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor