RONDÔNIA RURAL SHOW

Em Ji-Paraná há um bairro inteiro do agronegócio construído em oito meses

28 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Neste mês de setembro se comemora um ano do maior esforço conjunto, sem precedentes, da iniciativa público privada, em que, em apenas oito meses, a partir do zero, numa área de 50 hectares, se ergueu o espaço que acolheu a 6ª Rondônia Rural Show, o bairro do agronegócio de Ji-Paraná.

Área é exclusiva para a feira de agronegócios

A ideia de realizar a sexta edição da feira estadual (em 2017) em uma área própria, tomou impulso com a doação, pela prefeitura municipal ao governo do Estado, via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da área a 11 quilômetros do centro de Jí-Paraná, durante a realização da quinta 5ª Rondônia Rural Show.

Em setembro de 2016 teve início as obras que, oito meses depois, permitiu a realização do ambicioso projeto.

Ali foram abertos mais de quatro quilômetros e meio de vias encascalhadas (algumas com canteiros centrais); iluminação pública; água tratada; instalação de internet e o nivelamento de toda a área para se instalar as edificações (em sua maioria tendas).

Também teve início, numa área de 14 há, o plantio de mais de quarenta variedades de culturas agrícolas, para a vitrine tecnológica.

A 6ª Rondônia Rural Show, que aconteceu de 24 a 27 de maio passado, recebeu 80 mil visitantes; mais de 2,5 mil produtores rurais; movimentos mais de R$ 660 milhões em negócios, batendo todos os recordes anteriores.

Em paralelo, foi realizado o encontro dos secretários de Agricultura (Consemagri), com participação de seis estados: Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Acre e Amazonas.

Foram recebidas delegações internacionais do Peru, Bolívia (departamentos do Beni e Pando), Angola, Burkina Faso, Guiné, Togo e Benin, Cuba.

80 expositores da agroindústria, 103 do artesanato, 203 expositores de máquinas, equipamentos, insumos, serviços e outros.

Representações de agentes financeiros: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal , Banco da Amazônia, Sicoob e Banco do Povo.

Ao todo, foram 434 representações, com índice de ocupação de 95% dos lotes ofertados.

“O sucesso da 6ª Rondônia Rural Show, só foi possível graças à determinação do governador Confúcio Moura, que promoveu o engajamento de todos os órgãos governamentais ligados ao agronegócio, juntamente com os parceiros da iniciativa privada, dos grandes aos micros, que não mediram esforços para realizar mais este sonho”, comemora Evandro Padovani, secretário da Seagri.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: José Paulo Gonçales

Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Rondônia, Saneamento, Serviço, Servidores, Tecnologia, Terceiro Setor, Turismo