MOBILIDADE

Em parceria com municípios, Governo de Rondônia entrega meios auxiliares de locomoção à população

19 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

“Essa cadeira motorizada novinha é um presente que vai me deixar mais independente para me locomover”, diz Eliel

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com as secretarias de saúde municipais realizam a entrega de meios auxiliares para locomoção à população que necessita, como andadores, bengalas, cadeiras de rodas e de banho, muletas, entre outros. Uma cadeira motorizada foi entregue na sede da 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS) para contemplar o pedido de um morador do segundo distrito do município de Ji-Paraná.

Em 2006, o pintor Eliel de Jesus Rodrigues sentia muitas dores nas costas e não encontrava respostas nas consultas e tratamentos médicos. Dez anos depois, foi diagnosticado com espondilite anquilosante e passou a depender de meios de locomoções, como muletas e cadeiras de rodas.

Aposentado por invalidez, ele recebeu do Governo de Rondônia mais uma cadeira de rodas, desta vez, motorizada. “Já ganhei uma cadeira de rodas padrão e dois pares de muletas. Essa cadeira motorizada novinha é um presente que vai me deixar mais independente para me locomover”, disse Eliel Rodrigues, que vive com o filho de 11 anos de idade no bairro Primavera, no 2º Distrito de Ji-Paraná.

O aposentado declara que não teria condições de comprar no mercado local uma cadeira motorizada. “Vivemos da minha aposentadoria e tenho muito gasto com os remédios. O governo estadual faz muito ajudando quem precisa”, declarou Eliel Rodrigues, afirmando que mantém em controle a doença que iniciou com dores nas costas.

A cadeira motorizada foi entregue na sede da 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS). Outros cem meios de locomoção adquiridos pela Sesau, como: andadores, bengalas, cadeiras de rodas e de banho, muletas, entre outros, foram entregues nos últimos meses aos beneficiários de 17 cidades do entorno de Ji-Paraná.

“O volume de aparelhos entregues é significativo. A cadeira de rodas motorizada é um dos meios auxiliares de locomoção que tem custo elevado para quem não tem condição de comprar e depende deste tipo de apoio para se locomover. Este é um serviço social em favor da saúde humana, que o governo estadual beneficia pessoas carentes”, opina o gerente regional de saúde local, Ivo da Silva.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Assistência Social, Economia, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Transporte