CONSCIENTIZAÇÃO

Em parceria, Sedam promove limpeza do rio Machado em Cacoal; ação faz parte da Semana do Meio Ambiente

12 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Ao longo da Semana, diversas ações voltadas à conscientização ambiental foram realizadas pela Sedam, em Cacoal

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoveu a limpeza do rio Machado, no perímetro urbano de Cacoal, nesta sexta-feira(11). A força-tarefa foi coordenada por equipes da Sedam, em parceria com  diversos voluntários, incluindo associados da Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec), que ajudaram na limpeza de um trecho de 15 quilômetros.

“É preciso que a população tenha a consciência dos seus atos. O lixo, descartado de forma incorreta, prejudica de várias formas o meio ambiente e a comunidade em que vivemos. Um descarta uma latinha, outro joga no rio uma garrafa e o final, toneladas de lixo agridem o meio ambiente, os animais silvestres, além de desvalorizar nossas riquezas, nossas matas e nossos rios”, ressalta a gerente regional da Sedam, Thalitta Cota.

Ao final da manhã, um caminhão deixou a beira do rio completamente carregado com lixos dos mais variados tipos. Latas, garrafas, para-choques de veículos, lonas, fogões, capacetes e centenas de sacolas plásticas foram retiradas do principal rio de Cacoal. “Nós acompanhamos todas as ações desenvolvidas e queremos parabenizar a Sedam pelo trabalho e a dedicação de todos os voluntários. Essa união de esforços faz toda a diferença em prol da nossa comunidade e do nosso Estado de Rondônia”, destacou o secretário regional do Governo em Cacoal, José Moura.

Um caminhão deixou a beira do rio carregado com os mais variados tipos de lixo

A limpeza das margens do rio Machado na sexta-feira encerrou uma série de ações realizadas pelo Governo de Rondônia voltadas à Semana Nacional do Meio Ambiente. Desde o primeiro dia do mês, por exemplo, diversos pit stops de conscientização foram realizados pela equipe do Escritório Regional de Gestão Ambiental (Ergas) em Cacoal, com a distribuição de materiais educativos aos cidadãos que circulavam pelas principais ruas da cidade.

Também foram realizadas palestras on-line junto a centenas de alunos de diversas escolas do município, carreatas e dezenas de mudas nativas foram distribuídas à população no Feirão do Produtor. Além disso, uma live voltada à importância da conservação do meio ambiente e à recuperação de nascentes e recursos hídricos foi transmitida pela página do Erga no Instagram.

Voluntário na limpeza do rio Machado, Edvaldo Moura, mais conhecido por “Montanha” é associado da Asdec e, ao final da missão, enfatizou a importância de ações que visam à conscientização da população. “Nós da Asdec sempre procuramos fazer limpezas nos rios de Cacoal e é muito legal ver o Governo ter também essa atenção. Quero parabenizar a Sedam por todo o trabalho realizado. Foi tudo muito bem organizado e o resultado foi um caminhão lotado de lixo, que antes poluía as águas do nosso Machado”, finalizou.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Ecologia, Educação, Empresas, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade