Governo de Rondônia
Terça, 15 de junho de 2021

FRONTEIRA AGRÍCOLA

Em quatro anos, salta de sete para 82 os viveiros que vendem mudas do café clonal em Rondônia

20 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário de agricultura Evandro Padovani visita cafezal e conversa com produtores da região de Nova Brasilândia do Oeste

Em 2013 quando se planejava implantar o programa de revitalização da lavoura cafeeira, Rondônia contava com apenas sete viveiros produzindo e comercializando mudas da espécie conilon modificada. Atualmente já são 82 unidades no mercado rondoniense.

O crescimento do número dos viveiros decorre do programa do governo estadual em aumentar a produção e a qualidade do café conilon. A espécie foi desenvolvida pela Embrapa tendo maior resistência à doença e capaz de vingar mais grãos em relação ao café tradicional.

“Os viveiros estão certificados pelo Idaron e pelo Ministério da Agricultura. Isso quer dizer que as mudas vendidas nestes viveiros são de qualidade”, atesta o secretário estadual de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani.

Durante essa semana, o secretário Padovani cumpre agenda no interior entregando 1 milhão e 104 mil mudas de café clonal a prefeituras de dez cidades.

Aliado a esse serviço, o secretário tem visitado alguns viveiros e cafezais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Cultura, Distritos, Economia, Empresas, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe