Governo de Rondônia
20/04/2024

FRONTEIRA AGRÍCOLA

Em quatro anos, salta de sete para 82 os viveiros que vendem mudas do café clonal em Rondônia

20 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário de agricultura Evandro Padovani visita cafezal e conversa com produtores da região de Nova Brasilândia do Oeste

Em 2013 quando se planejava implantar o programa de revitalização da lavoura cafeeira, Rondônia contava com apenas sete viveiros produzindo e comercializando mudas da espécie conilon modificada. Atualmente já são 82 unidades no mercado rondoniense.

O crescimento do número dos viveiros decorre do programa do governo estadual em aumentar a produção e a qualidade do café conilon. A espécie foi desenvolvida pela Embrapa tendo maior resistência à doença e capaz de vingar mais grãos em relação ao café tradicional.

“Os viveiros estão certificados pelo Idaron e pelo Ministério da Agricultura. Isso quer dizer que as mudas vendidas nestes viveiros são de qualidade”, atesta o secretário estadual de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani.

Durante essa semana, o secretário Padovani cumpre agenda no interior entregando 1 milhão e 104 mil mudas de café clonal a prefeituras de dez cidades.

Aliado a esse serviço, o secretário tem visitado alguns viveiros e cafezais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Cultura, Distritos, Economia, Empresas, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo