Governo de Rondônia
28/03/2024

SAÚDE

Em reunião de trabalho, ouvidor geral do Estado constata melhorias no João Paulo II

22 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Ouvidor geral com diretores e gerentes do João Paulo-II

Ouvidor geral com diretores e gerentes do João Paulo-II

Na manhã desta terça-feira (19), o ouvidor geral do Estado, Vicente Rodrigues de Moura, participou, juntamente com  sua equipe, de uma reunião de trabalho que acontece semanalmente às terças-feiras no Pronto-Socorro João Paulo-II, que visa a melhoria da gestão e da qualidade assistencial, através do Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar (NAQH).

Na ocasião, Moura conheceu através de uma apresentação realizada pela enfermeira Mariana Prado, o resultado da aplicação da ferramenta Kanban que está em funcionamento desde  2013 na unidade, sendo essa, uma nova forma de controle diário dos pacientes,  baseada no  modelo originário da metodologia Qualidade Total.  De acordo com a enfermeira, a novidade visa à melhoria do fluxo diário dos pacientes da emergência,   dos pacientes em observação clínica e no controle dos leitos.

O diretor geral do pronto-socorro, Carlos Eduardo, acrescentou que além dos médicos plantonistas, há também na unidade, uma dupla de médicos ortopedistas que vem operando diariamente desde o mês  de junho e atuando justamente naqueles pacientes que anteriormente  eram encaminhados para realizar as cirurgias no Hospital de Base. Dessa forma, segundo ele, está sendo possível fazer em média 50 cirurgias semanalmente, de pacientes que deixaram de concorrer a um leito no Hospital de Base, sendo resolvido no próprio João Paulo II. DSCF2157

“Com essa agilidade nas cirurgias ortopédicas, estamos atendendo cada vez mais pacientes, uma vez que diminuiu o tempo de internação. Com o menor tempo de internação,  conseguimos atender mais pacientes com o mesmo número de leitos, porque o leito gira”, disse.

DEMONSTRATIVO DE ATENDIMENTO

De acordo com o demonstrativo de atendimento geral realizado na unidade, de janeiro a junho de 2016  foram realizados 20.791 atendimentos, sendo  2.127 vítimas  de acidente de trânsito, destes, 1.926 foram motociclistas e 201 com automóveis; 198   ferimentos por arma de fogo,  145 ferimentos por arma branca, 241 agressões físicas e 299 acidentes de trabalho. No mesmo período foram realizadas 1.797 cirurgias das mais variadas especialidades.

Foram realizados janeiro a junho de 2016,  cerca de 7.784 internações, sendo que em média  79% corresponde a atendimentos de pacientes de Porto Velho. A unidade conta com 137 leitos SUS, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 35 leitos de UTI na Assistência Médica Intensiva (AMI), 30 leitos de UTI credenciados na rede privada e serviço de Atenção Domiciliar a saúde (SAMD).

ESPECIALISTAS DE PLANTÃO

Atualmente o Pronto-Socorro João Paulo-II dispõe de uma equipe multiprofissional que realizam plantão 24h sendo: 02 ortopedistas, 03 cirurgiões geral, 02 neurocirurgiões, 05 clínicos geral, 02 intensivistas, 03 anestesiologistas e uma equipe de enfermagem especializada. Além disso, vários especialistas passam visitas diárias aos pacientes internados, dentre eles, cardiologista, neuro-clínico, buco-maxilofacial, oncologista, cirurgia vascular,  dentre outros.

No final da reunião, o ouvidor se disse satisfeito, com os resultados positivos que vem sendo apresentados na unidade. Ele parabenizou a dinâmica que há no eixo da gestão hospitalar, o que tem resultado na eficiência dos serviços prestados.  “ Estou muito feliz em ver como a gestão no atendimento melhorou de maneira palpável. Precisamos mostrar que estamos comprometidos na prestação dos serviços de saúde. Hoje vejo que há o envolvimento de toda a equipe dos servidores do João Paulo-II, na melhoria dos serviços prestados”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo