Governo de Rondônia
26/04/2024

CAFEICULTURA

Em Rondônia, florada do café indica que os frutos estão prestes a surgir

19 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Florada do café Clonal

Através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), as propriedades rurais do município de Nova Brasilândia do Oeste, interior de Rondônia, estão coloridas com a florada do café clonal, o que significa que os frutos estão prestes a surgir.

Nova Brasilândia possuiu cerca de 153 hectares de área plantada com o café conilon, esse total é apenas referente ao PNCF. De acordo com coordenadora de Unidade Técnica Estadual da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri), Fabiana Back Locks, a expectativa é que essas áreas aumentem com o decorrer dos anos, tendo em vista o bom andamento do programa.

No município já são 97 famílias beneficiadas, tendo o café clonal como projeto produtivo e culturas para subsistência familiar, como o urucum, mandioca, inhame, feijão, pimenta do reino, limão e abacaxi.

O secretário Estadual de Agricultura de Rondônia, Evandro César Padovani, disse que a Seagri recentemente entregou para os municípios equipamentos que ajudam os produtores rurais na produção, como: tratores, grades aradoras, carretas agrícolas, pá carregadeira, entre outros equipamentos adquiridos através de um termo de compromisso entre a Secretaria de Agricultura e o Ministério da Defesa, com novas tecnologias avançadas, agiliza e facilita o trabalho dos agricultores.

Com a chegada das chuvas, os frutos do café brotam sem precisar de irrigação, melhora o desenvolvimento e a qualidade. 93% do nosso café é comercializado em outros estados, marcas conhecidas como 3 Corações, Pilão e Melita levam o produto aqui de Rondônia. “Os cafeicultores ganham e o Estado se destaca nesse setor produtivo”, disse Evandro Padovani.

COLHEITA DO CAFÉ

Os cafeicultores tem dia certo para o início da colheita dos grãos: 10 de abril, data instituída no calendário oficial do Estado como o Dia do início da colheita do café conilon, através da Lei 3.516 de 2015.

O objetivo da data simbólica é elevar a qualidade do café de Rondônia e incentivar os produtores rurais a colher o café maduro, elevando assim a qualidade do produto, o que geraria um lucro significativo.

Leia mais:

 Mais de 4 milhões para o melhoramento genético do café foram aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento em Rondônia

 Concurso Tribos comprova a qualidade do café cultivado por indígenas de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Anderson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo