Governo de Rondônia
23/04/2024

CONE SUL

Em Vilhena, governo incentiva produção de tomate e promove Dia Especial sobre a Olericultura

05 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O evento focará na cultura do tomate e no combate à incidência de pragas que atacam às plantações

Em mais uma ação voltada para atender os produtores rurais do Cone Sul do Estado, o governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria com a Emater, realiza nesta quinta-feira (6), em Vilhena, um Dia Especial sobre a Olericultura. O evento, que focará na cultura do tomate e no combate à incidência de pragas que atacam às plantações, acontece a partir das 9h, na Chácara Boa Sorte, localizada no KM 10 da BR-174.

De acordo com a gerente local da Emater, Eliane Back, a programação contará com a realização de duas palestras. A primeira, abordará o tema “Nutrição do tomateiro; adubação e salinização do solo, que será ministrada pela engenheira agrônoma da Emater, Poliane Oliveira.

A segunda, que será proferida pelo engenheiro agrônomo da Emater, Maciel Lemos, vai tratar do “Manejo da traça do tomateiro e custo de produção da unidade produtiva”.

Vilhena tem uma área de 18 hectares com uma produção de 792 toneladas, tendo uma produtividade de 44 mil quilos por hectares. Segundo a gerente da Emater, a produção é significativa para o município, porém, nos últimos tempos, a incidência de pragas que atacam as lavouras têm prejudicados os agricultores, registrando, inclusive, o abandono da cultura por alguns produtores. “Neste sentido, estamos levando técnicas adequadas no manejo da cultura do tomate para, num segundo momento, reduzir a incidência de pragas e melhorar a produtividade”, esclareceu a extensionista.

Além dos produtores rurais e técnicos da Emater, o representante do governador Marcos Rocha no Cone Sul, Nilton Gomes Cordeiro, estará presente ao evento, acompanhando as ações que serão desenvolvidas pelos técnicos do governo.

OLERICULTURA

A Olericultura é um dos ramos da horticultura que trata da produção e exploração das hortaliças, a exemplo do alface, cenoura, chuchu, repolho, tomate, couve, beterraba, entre outros.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eraldo Erick
Fotos: Arquivo Emater
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo