Governo de Rondônia
Domingo, 07 de março de 2021

MEIO AMBIENTE

Emater inscreve mais de mil propriedades rurais de Rondônia no CAR; 41% delas estão na região de Ji-Paraná

04 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A um mês do encerramento do prazo para o produtor rural efetuar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), técnicos da Emater/RO realizam o registro eletrônico obrigatório de mais 1.409 áreas de agricultura familiar em Rondônia. O prazo encerrará no dia 5 de maio. A falta do CAR impede o produtor rural de acessar créditos e outros benefícios, que serão apresentados durante a 5ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorrerá de 25 a 28 de maio, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.

cadastro

cadastro Ambiental Rural foi realizado em mutirão por técnicos da Emater

Na quinta-feira (31), por meio de mutirão realizado semanalmente pelos escritórios regionais do órgão, a Emater/RO garantiu a regularidade das pequenas propriedades rurais com o registro do CAR junto ao sistema eletrônico do Ministério do Meio Ambiente. O Escritório Regional de Ji-Paraná efetivou mais 586 cadastramentos no evento realizado em Vale do Anari. “Com essa somatória, os 12 municípios da Regional de Ji-Paraná atingem 46% das pequenas propriedades atendidas”, detalhou o chefe do Escritório Regional, Antônio de Assis Soares Furtado.

Em seguida o escritório de Rolim de Moura fez mais 258 registros no CAR. Os demais escritórios gravaram, respectivamente, 165 cadastros em Ariquemes, 141 na região de Pimenta Bueno, outros 125 em Colorado do Oeste, 87 em Porto Velho e 47 na região de São Francisco do Guaporé. O governo estadual faz esse registro gratuitamente aos proprietários de áreas de até 240 hectares, consideradas de agricultura familiar até o dia 5 de maio.

Com o CAR, o Ministério do Meio Ambiente tem a finalidade de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação ativa, das áreas de uso estrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais. Toda propriedade é obrigada a informar os dados no CAR.

RONDÔNIA RURAL SHOW

A apresentação do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) nas operações de créditos nos bancos públicos e, especialmente, durante a 5ª Rondônia Rural Show, é imprescindível para que o agricultor consolide qualquer proposta de negócio, seja ela de empréstimos e/ou financiamentos de produtos, insumos e equipamentos. Além do CAR os candidatos às linhas de créditos devem apresentar outras documentações solicitadas na ocasião.

Na quinta edição consecutiva, a Rondônia Rural Show é a maior feira do agronegócio no Norte brasileiro. A feira nasceu em 2012 com a proposta de fortalecer a agricultura familiar, responsável por 85% das propriedades rurais de Rondônia. O evento se consolidou e a cada ano cresce em números de propostas de negócios, expositores e visitantes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Distritos, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe