25/04/2024

SETOR PRODUTIVO

Emater planeja ações com lideranças rurais da região Central de Rondônia

18 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) reuniram as lideranças rurais da região Central de Rondônia para elaborar planejamentos pontuais do setor produtivo, simultaneamente em três localidades da região nesta sexta-feira (18). Em Ji-Paraná, o evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Denominado Diagnóstico Rural Participativo (DRP), o encontro entre técnicos da Emater e lideranças rurais tem a finalidade de reorganizar o setor produtivo conforme a base produtiva de cada região. Na reunião, os líderes ruralistas apresentam as dificuldades enfrentadas e apontam os novos desafios para crescimento do setor na zona rural.

EMATER_DRP_Abertura evento-Foto Paulo Sérgio (2)

Técnicos e lideranças rurais se reuniram em Ji-Paraná, Theobroma e Estrela de Rondônia

Em contrapartida, os técnicos extraem dessas informações os fatores essenciais para que o novo planejamento seja traçado, equacionando, assim, os problemas e melhorando o ganho produtivo na área afim. “No encontro os próprios produtores trocam experiências e serve como um balizador para implantação de políticas públicas na zona rural”, sintetiza o gerente regional da Emater em Ji-Paraná, Antônio de Assis Soares Furtado, que monitorou as reuniões ocorridas também em Theobroma e no distrito de Estrela de Rondônia, em Presidente Médici.

O Associativismo como Instrumento para o Fortalecimento da Agricultura Familiar foi o tema da palestra da técnica da Emater Solange Pereira. “Estes encontros de DRP fortalecem as organizações sociais rurais como fonte agregadora de valores e fixação do homem no campo”, disse, detalhando que em Rondônia 85% das propriedades rurais são da agricultura familiar.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Setor 2 do Itapirema (Aprita), Paulo Sérgio Ribeiro, conduz 60 famílias associadas. Segundo ele, o associativismo está enfraquecido, porém retira da reunião de DRP elementos para motivação dos associados, tanto na qualidade e no crescimento da produtividade, quanto na manutenção do sitiante na zona rural.

Para o secretário regional de Governo de Ji-Paraná, Romildo Pereira, a reunião é uma ferramenta de mão dupla. “Quando o agricultor senta com os técnicos da Emater é clara a oportunidade de crescimento para ele. Para o órgão do governo é importante porque da reunião sai novas propostas de planejamento”.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio