Governo de Rondônia
Domingo, 28 de fevereiro de 2021

SAÚDE DA MULHER

Emater promove palestras para orientar mulheres rurais de Ji-Paraná sobre prevenção do câncer de mama

03 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Para celebrar o movimento popular conhecido como “outubro rosa”, cujo mês é dedicação exclusivamente a prevenção do câncer de mama, a equipe da Emater-RO do escritório de Ji-Paraná reuniu a população para assistir palestras sobre o tema.

A campanha é uma alerta para que todas as mulheres façam o autoexame.

A campanha é uma alerta para que todas as mulheres façam o autoexame.

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde local e as escolas-pólo Ulisses Matosinho (2ª linha da Gleba G) e Irineu Antônio Dresch (da Linha-128, setor Riachuelo). Cerca de 140 mulheres entre mães de alunos, professoras e funcionárias da escola participaram do evento.

As palestras foram realizadas com ênfase ao câncer de mama, enfatizando da importância de a mulher conhecer suas mamas, atentar às alterações suspeitas e sobre os fatores que aumentam o risco da doença, alertando sobre prevenção, sinais, sintomas, tratamentos e detecção precoce.

A extensionista social Margareth Regalado, da Emater-RO/Ji-Paraná, explica que a campanha é uma alerta para que todas as mulheres façam o autoexame das mamas, orientando que o mesmo deve ser feito logo após o ciclo menstrual. “A conscientização depende de cada um de nós”, diz a extensionista, orientando às mulheres para que “lutem com força contra o câncer de mama”.

A detecção precoce é a melhor estratégia e um dos meios para saber se há riscos é a realização do exame de mamografia. Desde o início deste ano a Emater-RO já realizou diversos mutirões de agendamento do exame de mamografia nas comunidades rurais em Ji-Paraná, realizando aproximadamente, 200 exames de mamografias.

A extensionista da Emater-RO alerta ainda que esse exame deve ser feito uma vez por ano, principalmente em mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade. “É a partir dessa idade que o risco da doença aumenta significativamente”, alerta Margareth.

Além da prevenção ao câncer de mama, as palestras abordaram também os riscos do câncer do colo uterino e as doenças sexualmente transmissíveis, distribuído, inclusive, material informativo sobre o câncer de mama a todas as participantes do evento.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe