25/04/2024

EXTENSÃO RURAL

Emater-RO comemora 48 anos homenageando ex-dirigentes

04 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade em comemoração aos 48 anos de criação da Emater no estado de Rondônia reuniu, além de autoridades e empregados, oito dos 24 dirigentes que administraram a autarquia. O evento foi realizado na sede da Associação dos Empregados da Emater (Asser), onde o público presente pode conhecer um pouco da história da entidade relembrada por quem a conhece desde o seu início. Na oportunidade a atual diretoria homenageou os ex-dirigentes, os conselheiros e as entidades de classe ligadas à instituição.

Histórias relembradas por quem a conhece desde o início.

Nesses 48 anos de existência a Emater-RO passou por mudanças políticas e estruturais em consequência de novos modelos de extensão e de gestão, mas sempre ratificou valores que promovam a evolução social, econômica e ambiental e venceu os desafios para atuação dos serviços públicos de e assistência técnica e extensão rural.

Fundada no dia 31 de agosto de 1971, com a então denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia (Acar-ro), os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) era parte integrante da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (Abcar). Desde então, a Emater-RO tornou-se referência de qualidade e desenvolvimento no meio rural, transformando a vida da família que mora e trabalha no campo.

Durante a solenidade essas e outras histórias foram contadas pelos ex-dirigentes (secretários-executivos de 1971 a 2014 e diretores-presidentes de 2014 até hoje) que relembraram momentos de suas administrações, dificuldades que enfrentaram e as conquistas que tiveram ao longo de suas atividades. Os oitos ex-dirigentes receberam, sob aplausos dos presentes, uma placa com os agradecimentos pelos serviços prestados e relevante parceria na realização da extensão rural no estado de Rondônia.

Também foram homenageados os membros que compõem o Conselho de Administração da Emater-RO, formado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e um representante dos empregados da Emater-RO.

Além dos dirigentes e membros do conselho, a Associação dos Empregados da Emater-RO (Asser), que tem como presidente Jurandir Pereira, e o Sindicato dos Empregados da Emater-RO (Seater), cujo presidente é Rodrigo Bruno Loyo Cadete também foram homenageados pelas suas representações aos empregados da autarquia.

A solenidade foi encerrada com uma grande confraternização entre amigos, colegas de trabalho e parceiros da Emater-RO.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes