Governo de Rondônia
28/03/2024

Agricultura familiar

Emater-RO e Banco da Amazônia homenageiam produtores com liberação de contratos

30 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSC_5327-JAgências do Banco da Amazônia de Rondônia reuniram, nesta sexta-feira (27), agricultores e autoridades para celebrar o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). Em Porto Velho, a superintendência da instituição, em parceria com a Emater-RO, aproveitou a oportunidade para promover a assinatura de contratos das linhas de crédito do (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para o novo ano safra já estão confirmados 200 milhões de reais para serem investidos na agricultura familiar.

A diminuição da fome e pobreza no país já vem sendo discutida há algum tempo no Brasil. E um dos caminhos encontrados está no fortalecimento da agricultura familiar, a maior responsável pelo alimento que chega à mesa de cada brasileiro. Assim, com o objetivo de reconhecer a importância desse segmento para o país, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), declarou o ano de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Para celebrar esse feito, o Banco da Amazônia promoveu, nos municípios onde estão instaladas suas agências, diversas ações em homenagem ao agricultor familiar. Em Porto Velho o evento foi realizado em parceria com a Emater-RO. Na sede da instituição de assistência técnica e extensão rural, agricultores também foram convidados a expor seus produtos.

DSC_5492-J

Emater e Basa trabalham pelo fortalecimento da agricultura familiar

A Feira Sabor do Campo, realizada mensalmente no estacionamento do Palácio Rio Madeira, transferiu suas barracas para a sede da Emater-RO a fim de abrilhantar o evento. Durante o evento foram vendidas frutas, hortaliças, e até produtos da agroindústria como farinha, ovos de codorna embalados, entre outros. Segundo o superintende do Banco da Amazônia em Rondônia, Edmar Bernaldino, “é importante poder ver uma feira onde o agricultor pode expor e vender aquilo que ele produz”.

Na oportunidade Bernaldino divulgou os números do ano-safra, dizendo que irá fechar, este ano, com uma movimentação em torno de 150 milhões de reais, investidos somente na agricultura familiar e um total de 500 milhões de reais em todo movimento destino à agricultura. “Para o novo ano safra já foram destinados 200 milhões de reais a serem investidos na agricultura familiar de Rondônia”.

O secretário executivo da Emater-RO, Luiz Gomes Furtado, falou da importância da parceria firmada entre a Emater-RO e o Banco da Amazônia. “essa nossa parceria é duradora e longeva”. Gomes alertou ainda que “a produção de alimentos no mundo é crescente”, mas em lugares como a África, por exemplo, de cada 10 habitantes, oito ainda passam fome, “e a cada oito segundos, no mundo, morre uma criança desnutrida”.

Também estiveram presentes autoridades como: Salatiel Rodrigues (OCB), Anderson Gomes (Conab), Francisco Ferreira Cabral (Faperon), Wilson Dias (Conder), Renata Arrigo (MDA), José Ramalho Lima (Fecomércio), Helena Mourão (Fiero), e Luiz Pires (STTR). Após os pronunciamentos os produtores assinaram seus contratos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo