Governo de Rondônia
25/04/2024

SANIDADE VEGETAL

Emater-RO e Idaron orientam produtores e viveiristas para regularização e sanidade vegetal

13 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A defesa agropecuária tem que ser feita por todos.

Produtores rurais da região de Porto Velho participaram, nesta sexta-feira (13), de uma reunião com técnicos da Emater-RO e do Idaron. O objetivo foi orientar a regularização de viveiristas e produtores de frutíferas e plantas ornamentais que atuam na informalidade e querem comercializar sua produção.

Garantir as sanidades animal e vegetal dentro do estado é uma das muitas atribuições da Agencia de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Atualmente o órgão trabalha com cinco programas, dentre os quais, o Programa Sistema Unificado de Atenção à Saúde Animal e Vegetal e o Programa de Padronização de Produtos de Origem Vegetal, ambos em parceria com a Emater-RO. Esses programas têm por objetivo orientar, inspecionar, fiscalizar e padronizar a produção, produtos e subprodutos de origem vegetal, visando manter a estabilidade do controle fitossanitário e garantir a comercialização de produtos de origem conhecida e qualificada.

Durante a reunião os técnicos apresentaram as preocupações e as consequências da entrada de uma doença ou praga como resultado de mudas trazidas sem fiscalização para o estado. O técnico Rene Suaiden Parmejiani, coordenador do programa de fiscalização de sementes da Idaron, citou como exemplo problemas já ocorridos no estado, como a entrada da sigatoka negra, que compromete a produção de banana, e o surgimento da vassoura de bruxa que atacou a lavoura cacaueira no estado. “Basta que uma muda entre para comprometer toda a produção”, disse o técnico.

Parmejiani disse ainda, que não basta a Idaron fiscalizar, a defesa agropecuária tem que ser feita por todos “Se o produtor não tomar os devidos cuidados, as consequências podem ser graves”. Por isso, um dos objetivos da reunião foi a de conscientizar o cadastramento dos produtores que produzem e comercializam produtos de origem vegetal, para que se tenha um maior controle e facilidade para identificar problemas que possam surgir.

A Emater-RO vai orientar o produtor rural para o cadastramento junto à Idaron.

Nesse contexto, a Emater-RO orienta o produtor rural para o cadastramento junto à Idaron e as condições necessárias para comercialização de mudas. Neste primeiro momento será dada prioridade aos produtores familiares que participam das feiras da agroindústria realizadas sob coordenação da autarquia como a Feira Sabor do Norte, realizada semanalmente na avenida Imigrantes, no bairro São Sebastião II; a do antigo prédio da Emater-RO, na avenida Farquar, realizada quinzenalmente; e à do CPA, que passará a ser realizada mensalmente. “Essas feiras também estão se tornando itinerantes, recebendo convites para serem realizadas nas proximidades de outros órgãos públicos”, diz Cristiane Teixeira, responsável técnica para agroindústria na gerencia técnica da Emater-RO.

Além da orientação técnica os extensionistas da Emater-RO estarão orientando e ajudando os produtores que os procurarem no preenchimento de documentos para o cadastro e com a responsabilidade técnica. “Estaremos atendendo conforme a demanda”, explica Cristiane. Quem preferir também poderá fazer seu cadastramento diretamente na Idaron.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Wania Ressutti
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo