Governo de Rondônia
Segunda, 24 de setembro de 2018

AGRONEGÓCIOS

Emater-RO mostrará perspectivas para setor produtivo durante 7ª Rondônia Rural Show

18 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A participação da Emater-RO na maior feira de agronegócio da região norte tem sido uma alavanca para o avanço do setor produtivo no estado. As técnicas e práticas apresentadas em cada Rondônia Rural Show, junto com os parceiros potenciais, estão sendo implantadas nas propriedades familiares e trazendo resultados muito importantes para o fortalecimento da produção agrícola, da agroindústria e até mesmo para o aquecimento econômico local. Além de levar depoimentos de sucesso nas diversas cadeias produtivas, a Emater-RO abraçará também, neste ano, a causa social no campo, dando ênfase ao combate à vulnerabilidade e trabalho infantil.

 

Produção e resultado de lavouras cultivadas com as práticas e manejo corretos.

 

Pelo sétimo ano consecutivo, a Emater-RO mobiliza toda sua estrutura para levar os produtores rurais familiares na Rondônia Rural Show. “Este ano serão 44 ônibus com capacidade para 44 pessoas cada um, saindo de vários municípios de norte a sul do estado”, conta Rafael Cidade, gerente técnico da Emater-RO.

A feira será realizada no período de 23 a 26 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, localizado no Km 333 da BR-364, no município de Ji-Paraná. Em sua última edição, contou com 386 expositores representando mais de 400 bandeiras voltadas para o segmento do agronegócio. É uma oportunidade única para que o produtor rural, seja ele de pequeno ou de grande porte, se familiarize com o que há de mais moderno em tecnologia para o desenvolvimento agropecuário rondoniense.

CAMINHOS PRODUTIVOS

Destaque para o empoderamento da mulher no campo.

Durante o evento a Emater-RO estará empenhada em mostrar a realidade de cadeias produtivas através dos caminhos produtivos do café, do leite e do peixe. Cada caminho terá a sua peculiaridade, apresentando casos de sucesso com depoimentos de produtores rurais, técnicos, pesquisadores, rede privada, enfim, todos os envolvidos.

No Caminho do Café, por exemplo, além das técnicas de manejo de poda, de irrigação entre outros, serão apresentadas histórias de mulheres que se dedicam ao cultivo da cultura, mostrando o empoderamento feminino no campo. Essa é uma nova realidade apresentada pela família rural e também será destaque no 1º Encontro de Mulheres do Café de Rondônia a ser realizado no dia 24, na 7ª Rondônia Rural Show, pela união entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa e Governo de Rondônia com apoio da Seagri, Emater-RO e parceiros.

O Caminho do Leite e o Caminho do Peixe também apresentarão as perspectivas e qualidade de suas cadeias produtivas com manejo, genética, sanidade e nutrição animal, bem como as perspectivas dos laticínios e a agroindústria do peixe, que vem crescendo no estado. Um dos destaques na piscicultura será o depoimento de uma família mostrando os resultados obtidos no investimento feito com apoio dos programas de governo e o incentivo da atividade com a sucessão familiar.

VITRINE TECNÓLOGICA

As áreas vêm sendo preparadas desde o ano passado.

A Vitrine Tecnológica é uma área muito importante para apresentar as técnicas como: correção de solo, utilização de insumos e práticas que melhoram a produtividade da cultura.  Durante a Rondônia Rural Show caberá à Emater-RO, à Embrapa e às empresas parceiras apresentar a produção e o resultado de lavouras cultivadas com as práticas e manejo corretos.

As áreas vêm sendo preparadas desde o ano passado, mostrando, muitas vezes, exemplos de produção com manejo e sem manejo para que o agricultor possa ver a diferença dos resultados obtidos e a importância em seguir as práticas recomendadas. Os produtores poderão visitar cada uma delas, fazer suas comparações e tirar suas dúvidas com os técnicos que estarão disponíveis para atender os visitantes.

CRÉDITO RURAL

Assim como nos anos anteriores, a Emater-RO também estará recebendo produtores rurais interessados na elaboração de projetos para captação de recursos financeiros através de financiamento da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Durante os pré-eventos, nas rodadas de negócios, muitos agricultores já tiveram a oportunidade de verificar sua capacidade financeira visando novos investimentos na propriedade e alguns até já fecharam negócios.

As rodadas de negócios foram realizadas no período de fevereiro a abril deste ano em dez regiões do estado e contou com a parceria das instituições financeiras habilitadas e de empresas interessadas em fazer negócios. Segundo informações obtidas com o fechamento das rodadas, somente com esses eventos foram negociados cerca de R$ 180 milhões, além das propostas que ainda estão em aberto, aguardando documentação.

AGROINDÚSTRIA E ARTESANATO

A cada edição o evento se torna mais atrativo e a procura por interessados em expor seus produtos é cada vez maior. A agroindústria, um setor que vem recebendo grande apoio das políticas públicas estaduais é um setor que vem se fortalecendo. Somente nos últimos anos, quando o governo iniciou o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agrícola (Prove), já foram formalizadas e regularizadas mais de 500 agroindústrias, desde polpas, chocolate, doces, compotas até derivados do leite, defumados e tantos outros.

Mais de 500 agroindústrias legalizadas pelo Prove.

Durante a Rondônia Rural Show, muitos desses empreendedores estarão expondo e comercializando seus produtos. Segundo a responsável por esse setor na Emater-RO, a engenheira agrônoma Monalisa Dias da Silva, já estão confirmadas a participação de 80 agroindústrias e 98 artesãos. “Não tem mais gente expondo por falta de espaço na feira”, diz.

O evento também abre portas para quem sonha em dar passos mais largos. Durante a feira há pessoas que vão à busca de novidade e muitos os procuram para revendas em grande escala dentro e fora do estado, uma oportunidade para quem acredita no potencial e investe na qualidade do produto.

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

A área social da Emater-RO é uma área que tem muita atuação, porém pouca divulgação, especialmente pela fragilidade que muitos casos exigem. Mas existem momentos em que é preciso falar mais alto. Parte integrante do Comitê Gestor de Combate às Vulnerabilidades e Trabalho Infantil no Campo, a Emater-RO e parceiros como Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Saúde (Sesau), da Educação (Seduc), entre outros, abraçaram essa causa e juntos iniciaram a campanha “Agricultura inteligente mantém a criança na escola”, como forma de conscientizar a comunidade rural a zelar ainda mais pelas suas crianças.

Todas essas ações serão desenvolvidas pela Emater-RO durante a 7ª Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócio da região norte, em diversos espaços ao longo do parque. A expectativa de público é grande e com ela, a certeza de estar dando o melhor em assistência técnica e extensão rural para uma agricultura familiar forte e consolidada no estado.

Leia mais:

 Comitivas de 10 países participarão da 7ª edição da Rondônia Rural Show


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes e Wania Ressutti
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Rondônia Rural Show


Compartilhe