DESENVOLVIMENTO

Emater-RO parabeniza Banco da Amazônia pelos 75 anos

07 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

“O desenvolvimento de Rondônia no campo e na cidade deve muito ao Banco da Amazônia”. Com essa afirmativa o diretor-presidente da Emater-RO, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho parabenizou a instituição financeira pelos 75 anos de atividade em favor do desenvolvimento da região norte.

A comemoração reuniu lideranças dos principais segmentos produtivos, comerciais e industriais do estado.

O Banco do Amazônia (Basa) foi criado na década de 40, durante a 2ª Grande Guerra como Banco de Crédito da Borracha. Seu objetivo era financiar a produção da goma elástica aos países aliados.

Em meados de 50, com o fim da guerra e com a volta da borracha oriental, mais barata que a brasileira, ao comércio mundial, a instituição é transformada em Banco de Crédito da Amazônia com o desafio de ocupar a Amazônia e promover o seu desenvolvimento.

De lá para cá as portas começaram a ser abertas para outras atividades produtivas e hoje, aos 75 anos, “o Banco da Amazônia é o principal agente financeiro da região norte, com 63% do crédito para fomento regional”, diz o superintendente do Basa, Wilson Evaristo Segundo Dados do Banco central, em 2016, somente com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), foram disponibilizados R$ 692 milhões para Rondônia.

Para Francisco Coutinho, o Banco da Amazônia é um dos grandes parceiros da Emater-RO e muito contribuiu para o desenvolvimento da agricultura e dos agricultores familiares no estado. “Rondônia têm crescido muito graças ao Banco da Amazônia”, disse o presidente da Emater-RO.

A comemoração de 75 anos do Banco da Amazônia foi realizada na agência da instituição, em Porto Velho e reunião lideranças dos principais segmentos produtivos, comerciais e industriais do estado.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Wania Ressutti