BOVINOCULTURA

Emater-RO realiza concurso e fórum leiteiro em Ministro Andreazza

06 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de incentivar o aumento da produtividade do rebanho na região a Emater-RO realizou um concurso leiteiro e o 3º Fórum Leiteiro no município de Ministro Andreazza, na região do Território Rio Machado. O evento foi realizado durante a exposição agropecuária local, Expoazza, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro.

Informações de extrema importância para o desenvolvimento do rebanho leiteiro.

Grande atração para os produtores rurais locais, o concurso leiteiro levou informações de extrema importância para o desenvolvimento do rebanho na região e contou com sete participantes nas categorias Vaca e Novilha. O 1º colocado na categoria vaca (agricultura familiar), obteve uma produção de leite de 21, 003 quilos de leite/dia e produção total de 63,01litros. Na categoria novilha o primeiro colocado foi Renan Guilherme Alberto, da Linha 144, Lote 39, Gleba 13, cujo animal obteve uma produção de Leite de 12,9683 quilos/dia e uma produção total de 38,905 litros de leite. E o 1º lugar na categoria vaca aberta ficou com Edson Pereira da Vitória, da Linha 5, Lote 60, Gleba 4, cujo animal produziu 13,5633 quilos de leite/dia e produção total de 40,690 litros de leite.

Além do concurso a Emater-RO também promoveu palestras sobre bovinocultura leiteira e realizou 3º Fórum Leiteiro de Ministro Andreazza. O Fórum contou com a participação de aproximadamente 60 produtores rurais que atuam na bovinocultura de leite, assistidos pela Emater-RO no controle da Mastite.

Também foram expostos produtos de artesanato e confeitarias, trabalho esse realizado pela comunidade da Associação Rio Formoso (Asrifo), localizada na Linha 07, do município de Ministro Andreazza. As atividades foram prestigiadas pela presença de autoridades municipais e estaduais, entre as quais: o diretor-presidente da Emater-RO, Francisco Mendes de Sá Barreto Coutinho, Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, além de gerentes regionais da Emater-RO nos territórios Zona da Mata e Rio Machado.

No decorrer do evento, foi entregue aos produtores da região, duas máquinas agrícolas (tratores), resultado de crédito rural contratado através da Emater-RO naquele município.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO