Governo de Rondônia
Quinta, 15 de abril de 2021

CAPACITAÇÃO

Emater Rondônia apoia projeto de valorização do trabalho da mulher no campo para estimular geração de renda

04 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto impactará positivamente a comunidade e fortalecerá os laços criados pela mulher, na família e no setor produtivo


Dar visibilidade ao trabalhado executado pelas mulheres no campo é primordial para o reconhecimento de seu protagonismo na geração de renda e manutenção da família rural. Apesar de contribuir na renda familiar, o trabalho feminino no campo ainda é visto como atividade complementar do trabalho masculino, fazendo com que elas não sejam reconhecidas como produtoras ou até mesmo proprietária de suas parcelas rurais. O projeto “Mulher com Renda” conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), visando buscar o fortalecimento das atividades dessas mulheres, capacitando-as e auxiliando-as para melhor execução de seus projetos.

A mulher ocupa um papel importante nas atividades rurais e reflete a sua atuação, não como mera ajudante, mas com destaque no processo produtivo de alimentos, contribuindo para a geração de renda e para o desenvolvimento econômico e social no campo. Por isso, o projeto “Mulher com Renda” oferece condições para o aperfeiçoamento de suas atividades, a fim de garantir a qualidade da atividade e produção.

A cada seis meses serão formadas novas turmas, a fim de atender toda a comunidade

O projeto “Mulher com Renda é uma iniciativa da Associação das Mulheres Bom Futuro, vinculada ao Centro Comunitário, para capacitar as mulheres do entorno do município de Seringueiras, para produção livre e comercialização de seus produtos de forma coletiva e participativa. “Nós estamos buscando também, apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social, além do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para um auxílio mais efetivo”, explica a extensionista da Emater-RO do escritório regional do Território do Vale do Guaporé, Jaqueline Rosa, responsável pela coordenação do projeto.

Para os extensionistas, João Francisco dos Santos Filho e Alexandra Soares Serra , que executam o projeto no município de Seringueiras, “diante do cenário atual enfrentado pela mulher do campo, a implantação de projetos que instiguem e proporcionem acesso a capacitações e ofertas de geração de renda é mais do que necessária”. Assim, o projeto irá atender mulheres com dificuldade de geração de renda ou assistida por programa sociais, a fim de contribuir no desenvolvimento de suas capacidades individuais e sociais, replicando e adaptando a oferta do projeto a diferentes realidades de produção.

O projeto “Mulher com Renda”, que vai ao encontro das políticas públicas do Governo de Rondônia para a geração de renda no campo, pretende atender, a cada seis meses, trinta mulheres, porém, nesse primeiro momento serão atendidas dez mulheres. Essas mulheres serão selecionadas pela Associação, de acordo com o perfil especificado, e receberão uma ajuda de R$ 350, acrescentando-se 1% ao mês de juros que serão pagos ao final do processo, para que elas possam desenvolver suas atividades. “A cada seis meses serão formadas novas turmas, a fim de atender toda a comunidade”, explica Jaqueline, enfatizando que essa ação “impactará positivamente a comunidade e fortalecerá os laços criados pela mulher, na família e no setor produtivo”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Jaqueline Rosa e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe