Governo de Rondônia
Quinta, 16 de setembro de 2021

Embaixada Americana divulga nomes de alunos selecionados para intercâmbio

12 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Beatriz Lima e Daiane da Silva Bezerra 2A Embaixada Americana informou nesta quarta-feira (12) os nomes dos oito alunos que tiveram as redações selecionadas para participar do intercâmbio cultural em maio nos Estados Unidos, através do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt. A iniciativa é uma parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Embaixada Americana no intuito de homenagear o centenário da Expedição Científica Rondon-Roosevelt. Todas as despesas nos Estados Unidos estarão a cargo da embaixada.

O projeto começou a ser idealizado em 2013 pelo representante para a região Norte da Embaixada dos Estados Unidos, Jeffrey Lodermeier, durante o projeto de intercâmbio Conexão Mundo. Jeffrey analisou a importância de ofertar e estender a troca de culturas e conhecimentos para as demais escolas públicas de Rondônia. A partir disto, o termo de criação do projeto foi assinado em novembro de 2013, ofertando oito bolsas para alunos e duas a professores para participar de um intercâmbio cultural.

Um concurso de redação foi criado para selecionar os estudantes que participariam do projeto. Das oito vagas oferecidas, seis são destinadas a concorrência destes alunos e duas aos estudantes da Escola Anísio Teixeira, devido ao projeto Conexão Mundo.

Os textos deveriam abordar o tema ‘Rio da Dúvida – Expedição Científica Rondon-Roosevelt’, levando em conta questões histórico-geográficas, sociais, científicas, culturais e/ou políticas, além da gramática e criatividade da redação.

De acordo com um dos coordenadores do projeto Djair de Souza, a Seduc recebeu 40 redações que foram produzidas pelos os alunos das escolas estaduais. Deste total, a secretaria avaliou e selecionou 16 textos – além de quatro redações da Escola Anísio Teixeira. As redações selecionadas foram enviadas à Embaixada Americana, que, por fim, aprovou oito textos.

Os oito alunos-autores deverão embarcar para os Estados Unidos em maio para visitar museus e centro históricos em quatro estados americanos – Dakota do Norte, Dakota do Sul, Washington e Nova York -, onde Theodore Roosevelt teve grande ação político-ambientalista. Os jovens e professores ficarão sob a guarda do governo americano com o custeio do país para a locomoção, hospedagem, alimentação e todas as atividades culturais educacionais voltadas ao intercâmbio.

As despesas no Brasil com a emissão de passaportes, passagens e hospedagens de alunos e professores serão custeadas pela Seduc.
Confira os nomes dos alunos selecionados:

Leonardo Silva Brito, EEEFM Carlos Drummond de Andrade, Ji-Paraná
Andre Luis Tose Gomes, EEEFM Aurélio Buarque de H. Ferreira,  Nova Brasilândia
Gabriela Carla dos Santo Pansini, EEEFM Campos Sales, São Francisco
Tayna Andrade, EEEFM Carlos Drummond de Andrade, Ji-Paraná
Amanda Silva Von Heinburg, EEEFM Álvares de Azevedo, Vilhena
Adriana Micaeli Gomes Rocha, EEEFM Cândido Portinari, Rolim de Moura
Beatriz Lima, Escola Anísio Teixeira, Porto Velho
Daiane S. Bezerra, Escola Anísio Teixeira, Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Djair de Souza/Projeto Rondon-Roosevelt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe