Governo de Rondônia
25/04/2024

Intercâmbio

Embaixadora americana recepciona alunos e professores rondonienses

16 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O grupo de oito alunos e dois professores, da rede estadual de ensino de Rondônia selecionados para participar do intercâmbio cultural/educacional nos Estados Unidos por 10 dias no mês de maio, em alusão ao centenário da expedição Roosevelt-Rondon foi recebido nessa terça-feira (15), pela embaixadora americana, Liliana Ayalde, em Brasília.

zozimo Embaixada AmeicanaIMG_0024

A embaixadora destacou que há cem anos a caravana liderada pelo presidente Theodore Roosevelt veio para uma expedição em Rondônia, e nesse momento está acontecendo um processo reverso, ou seja, uma caravana de jovens estudantes rondoniense estará desembarcando nos Estados Unidos para explorar o conhecimento. “Eles vão também descobrir a nossa cultura e as curiosidades. Para nós é um programa de intercâmbio muito importante”, destacou.

A Superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel, representou o Governo na solenidade e homenageou os alunos e professores com um discurso sobre os pioneiros da região que passaram a ser lembrados pela bravura e ato heroico – “Os primeiros a pisar no antigo território do Guaporé se encantaram com suas belezas, mas batalharam muito contra as realidades naturais da floresta amazônica”.

zozimo Embaixada AmeicanaIMG_0013

Processo seletivo

O grupo de alunos que participará do intercâmbio cultural nos Estados Unidos foi selecionado num processo que envolveu mais de três mil alunos e contou com a participação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Embaixada Americana.

Para a estudante Adriana Micheli Gomes, de 15 anos, aluna da EEEFM Cândido Portinari, do município de Rolim de Moura, esse intercâmbio será uma oportunidade única. A adolescente que não conhecia nem a capital do Estado de Rondônia, terá agora o privilégio de fazer uma viagem internacional. “Foi tudo de uma só vez, e é muito gratificante para mim esta oportunidade. Estou contente e animada para descobrir a cultura de lá, a língua e saber mais sobre tudo. “Estou contando os dias para a viagem”, disse.

Para Gabriela Pansini, de 17 anos, aluna da EEEFM Campos Sales, do município de São Francisco do Guaporé, a viagem será uma oportunidade para treinar e o inglês e ampliar o conhecimento.

zozimo Embaixada AmeicanaIMG_0008

O caçula do grupo, Leonardo Silva Brito, de 14 anos, aluno da EEEFM Carlos Drummond de Andrade, de Ji Paraná, o processo seletivo já trouxe um ganho cultural importante não só para ele, mas também para a família. “Meus pais sabiam sobre Marechal Cândido Rondon, mas sobre a expedição Roosevelt-Rondon não sabiam, então pra mim foi muito interessante conhecer a história do meu Estado, conhecer como uma expedição de pioneiros vindos lá dos EUA, com o nosso querido Rondon brasileiro, puderam unir forças para conhecer mais sobre a história do nosso estado e do país”, explicou.

zozimo Embaixada AmeicanaIMG_0041


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Zózimo Macedo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo