Governo de Rondônia
29/03/2024

ALEITAMENTO MATERNO

“Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação” é o tema do Agosto Dourado

08 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Adenilza Andrade Mineiro, mãe do pequeno Jhonata Andrade

Estamos no Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019 é “Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação”, chamando a atenção para resgatar a importância do apoio social.

“A cor dourada foi escolhida para expressar o significado do leite humano materno que é um alimento padrão ouro, considerado importante e mais completo, favorecendo o desenvolvimento nutricional, emocional. Além de nutrir o bebê com qualidade, a amamentação é capaz de aumentar o vínculo afetivo entre mãe e filho”, destacou Edilene Macedo, coordenadora do Banco de Leite Santa Ágata.

O tema desse ano vem para chamar atenção não só da sociedade, mas, principalmente, da  própria família e parceiro. “A mulher que amamenta pode passar por dificuldades durante amamentação, principalmente nos primeiros dias, é extremamente importante que ela tenha um apoio do seu parceiro, dos familiares e também dos profissionais de saúde para ajuda-la nas suas dificuldades, muitas vezes emocionais. Ela precisa se sentir capaz de alimentar seu filho com segurança”, orienta Edilene Macedo.

É importante ressaltar que o trabalho de divulgação do Banco de Leite acontece diariamente, o mês de agosto é para comemorar e intensificar a importância do aleitamento materno. E graças a esses trabalhos os números de doadoras aumentaram, conseguindo, assim, fazer uma boa distribuição de leite para a UTI Neo Natal.

Edenilza Andrade Mineiro, 28 anos, mãe do segundo filho, fala da importância da amamentação para o bebê. Segundo ela, por falta de informação, não amamentou o primeiro filho. “Hoje eu entendo o quanto é importante amamentar o bebê, tenho ajuda de toda equipe do Banco de Leite, saí da maternidade e fui orientada a procurar esse lugar, onde aprendi até a forma de como segurar meu filho para amamentar, e se depender de mim será por muito tempo”, disse a mãe do pequeno Jhonata Andrade que tem apenas 28 dias de vida.

Edilene Macedo, coordenadora do Banco de Leite Santa Ágata

Durante todo mês de agosto, várias ações serão realizadas, na sexta-feira (9), o Banco de Leite Santa Ágata realizará durante todo o dia palestras e distribuição de laços dourados, intensificando toda a programação do ano.

Em parceira com a polícia militar, a partir das 18h, no Porto Velho Shopping acontece um grande encontro com mulheres que amamentam, chamado de “Mamaço”.

Em todo estado existem duas unidades disponíveis para as mães que quiserem doar. Uma delas é o Banco de Leite Santa Ágata, localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, telefone (69) 3216-5715. A outra está na Unidade Básica de Saúde Ernandes Índio, localizado na Avenida Mamoré. O telefone para contato é (69) 3901-3266.

Leia mais:

 Banco de Leite pontua mais de 8 mil atendimentos com promoção da doação e apoio ao aleitamento materno

 Doadoras de leite materno são homenageadas pelo Banco de Leite Santa Ágata


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Sângela Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo