26/04/2024

NEGÓCIOS

Empresas apontam aumento de 15% no volume de negócios após feira da indústria em Cacoal

27 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic) e a Associação Industrial do Vestuário de Rondônia (Assinvest) reuniram nessa quarta-feira (26) parceiros, apoiadores e a imprensa em um café da manhã para fazer um balanço da 4ª edição da Feira de Industrial e Comércio de Cacoal (FICC 2016), que aconteceu entre os dias 13 e 15 de outubro.

Presidente da Acic, Daniela Bianchini, destacou a parceria público privada em prol do desenvolvimento de Rondônia

O objetivo foi apresentar alguns resultados alcançados e agradecer o empenho de todos para garantir o sucesso da feira, que contou com a participação de mais de 60 expositores.

Durante o encontro, o secretário municipal de Indústria e Comércio de Cacoal, Gustavo Reis, apresentou o resultado de uma pesquisa realizada durante os três dias de feira pelos acadêmicos do curso de administração de empresas da Unesc.

“Entre os 300 visitantes entrevistados e todos os expositores, 100% aprovaram. Além disso, em uma avaliação geral, com notas de 1 a 5, a FICC alcançou 4,84 em relação à importância do evento para mostrar as potencialidades de Cacoal. Números que foram considerados satisfatórios”, destacou Gustavo.

Na pesquisa, outro dado que chamou a atenção, foi a presença do público nos três dias de feira. Enquanto que em 2015, apenas 33% dos entrevistados visitaram o espaço nos três dias, em 2016 este número subiu para 41%, outros 33% estiveram presentes em dois dias e 26% estiveram apenas em um dos três dias.

Em relação aos expositores, a satisfação também pôde ser comprovada. Além de se mostrarem satisfeitos com a infraestrutura, a pesquisa mostrou que a FICC propiciou, em média, aumento de 15,37% no volume de negócios das empresas. Entre os objetivos que levaram os expositores a participarem da FICC, 49% destacaram a divulgação da marca e 42% prezaram o relacionamento com o público.

“Antes de ser uma mostra do potencial de Cacoal, a FICC é uma prova do associativismo e da união da classe empresarial. Temos a Acic, a Assinvest e o apoio da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). Nos unimos para fomentar os setores industrial e comercial de Cacoal. Além disso, precisamos agradecer toda a imprensa que ajudou a FICC a se destacar e a parceria público-privada, que garantiu a realização desta feira”, destacou a presidente da Acic, Daniela Bianchini.

A 4ª edição da feira contou com R$ 220 mil disponibilizados pelo governo estadual, através da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder); e outros R$ 100 mil alocados através de emenda parlamentar da deputada estadual, Glaucione Rodrigues.

“A FICC mais uma vez foi um sucesso, comprovando a força e mostrando as potencialidades de Cacoal. O governo se coloca como parceiro de eventos como este justamente por acreditar e apoiar iniciativas que visam o desenvolvimento de Rondônia, agregando valor ao nosso estado”, ressaltou o secretário regional de governo, Charles Pereira.

Por sua vez, a vice-presidente da Assinvest, Linda Von Rondon, destacou a importância da FICC na visão dos empresários. “Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a nossa produção e aumentar a nossa competitividade dentro e fora de Rondônia. E a FICC é uma grande oportunidade que temos de divulgarmos nossos produtos. É a vitrine dos nossos negócios”, salientou.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Lazer, Rondônia, Serviço, Sociedade