24/04/2024

MUNICÍPIOS

Encontro alinha ações e fortalece estratégias de governo no interior de Rondônia

27 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O acompanhamento dos projetos executados pelo Governo no interior de Rondônia foi o foco do encontro entre secretários executivos das nove regiões que dividem o Estado. Durante dois dias, os representantes regionais receberam orientações do governador Marcos Rocha; secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel e Jailson Viana; e do coordenador das secretarias regionais, Natan Oliveira.

Os encontros fazem parte da agenda de acompanhamento estabelecida pela Sepog e tem, entre outros objetivos, o intuito de alinhar ações e fortalecer estratégias de representação do Governo em cada região. “As secretarias executivas regionais têm destacado a presença do Poder Executivo nos municípios, dessa forma é de suma importância estarmos sempre em busca do alinhamento dos projetos e atentos às demandas da população nas diversas áreas. Este é o momento de integrar parcerias, buscar soluções, estreitar o relacionamento entre secretários e avançar na ações”, disse o secretário adjunto da Sepog, Jailson Viana, ao abrir o segundo dia do encontro, na sala de reuniões da Casa Civil.

O coordenador das secretarias regionais, Natan Oliveira, reiterou a importância dos encontros periódicos com a finalidade de ajustar os caminhos, quando necessário, para melhorar a qualidade dos serviços entregues a população visando o fortalecimento das potencialidades local o e o desenvolvimento do Estado como um todo.  “O trabalho constante de articulação e formação de parcerias desempenhado pelos representantes regionais já resultou em diversas ações transformadoras no interior de Rondônia, por isso é preciso um acompanhamento contínuo”, reafirmou Natan.

Entre os principais resultados exemplificados pelo coordenador e apresentados durante o encontro estão a implantação de uma fábrica de artefatos de concreto no âmbito da Casa de Detenção do município de Ouro Preto do Oeste; o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional do Vale do Guaporé; Implantação de Horta Orgânica na Comunidade Terapêutica Missão Ebenzer, em Ji-Paraná, entre outros.

Aperfeiçoamento Técnico

As equipes técnicas que acompanhavam os secretários também contaram com programação específica durante o evento.  Na oportunidade, eles participaram   do treinamento sobre os procedimentos técnicos e legais do Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos Não Exclusivos do Estado (Sispar), na sala de reuniões da Sepog.

Os projetos prioritários do Consórcio Brasil Central, bloco em que Rondônia está integrado junto com estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Além do Distrito Federa, também foi pauta do evento.

Participaram do encontro os secretários regionais de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal,  Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco, Guajará-Mirim e Porto Velho.

Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo