SAÚDE BÁSICA

Governo de Rondônia debate políticas públicas na área da Saúde em “Encontro Anual de Prefeitos e Secretários Municipais”

24 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Atenção Básica é a parte mais importante do ciclo da Saúde Pública e de responsabilidade dos municípios

Como forma de encurtar distâncias e auxiliar os municípios, proporcionando mais eficiência no atendimento à população, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou por videoconferência o “Encontro Anual de Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde”, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Os participantes realizaram debates sobre políticas públicas na área da Saúde, nas três esferas públicas: municipal, estadual e federal, além de conhecer de perto a rotina dos trabalhos desenvolvidos em todo Estado de Rondônia, especificamente da Sesau, as seções realizadas pelos departamentos, bem como as responsabilidades da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

O foco principal do encontro foi o setor primário da Saúde Municipal, como epicentro da execução de políticas públicas. De acordo com os participantes, a Atenção Básica é a parte mais importante do ciclo da Saúde Pública e justamente a de responsabilidade dos municípios. Cabe às prefeituras a manutenção, execução e estruturação da Saúde Básica, tendo como princípio fundamental agir em caráter de prevenção, de modo que as unidades de Saúde estejam a postos com a menor carga possível.

A atenção primária, ou Atenção Básica, é o nível do Sistema Único de Saúde (SUS) voltado para as ações de promoção, prevenção, diagnóstico, reabilitação, tratamento, cuidados paliativos dentre outras ações que são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), consideradas as portas de entrada dos usuários ao SUS.

O encontro anual, realizado pela Sesau, através da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde, foi aberto a todos os gestores e contou com a participação do governador, coronel Marcos Rocha, além de diversos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios. Participaram também  representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), técnicos municipais e estaduais das Gerências Regionais de Saúde.

Texto: Rômulo Azevedo
Fotos: Frank Nery