Governo de Rondônia
Sexta, 05 de março de 2021

Artesanato

Encontro da Cadeia Justa Trama fortalece artesanato em Rondônia

09 de abril de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

01042011524O artesanato é um dos segmentos culturais de Rondônia que mais se destaca no mercado nacional. Além da riqueza da matéria prima, os artesãos da região têm a criatividade como principal aliado para este sucesso.

No último final de semana a Cadeia justa Trama, uma marca ecológica que busca integrar empreendimentos da cadeia solidária no Brasil, através da Cooperativa Açaí, coordenou o encontro que reuniu artesãos das regiões norte, centro-este, nordeste e sul.

Segundo Maria Dalvani o encontro que reuniu mais de 100 interessados no desenvolvimento do segmento na região teve como finalidade fortalecer a cadeia produtiva em Rondônia “Queremos estruturar ainda mais o artesanato no Estado e com a experiência e o apoio da Justa Trama, esse processo será mais fácil” afirmou a presidente da Cooperativa de Trabalhado dos Artesãos do Estado de Rondônia.

Na oportunidade foi entregue pela equipe do Sebrae, o site da Cooperativa que vai facilitar a comercialização das peças e posicionar o artesanato da região nos mercados nacional e internacional.

Dalvani explicou ainda que para a realização desse encontro, a parceria do Governo do Estado através da SECEL foi fundamental “A SECEL nos deu todo suporte para a logística do evento. Dessa forma sentimos que podemos contar com essa nova gestão para expandir o artesanato de Rondônia” ressaltou.

O secretário de estado dos esportes, cultura e lazer destacou que Rondônia conta com um grupo de entidades que valorizam as artes regionais “Estamos buscando parcerias para oferecermos melhor estrutura para os artistas da região. Um dos principais objetivos é desenvolver uma Central de Artesanato para que as pessoas encontrem uma referência do que é produzido no Estado” finalizou Francisco Leilson “Chicão”.

Cooperativa Açaí

Localizada em Porto Velho, existe desde 2001 e é composta por mais de 70 cooperados, tendo como principais produtos a reciclagem, trabalhos em cestaria, madeira, coco, marchetaria, sementes, entre outras. O destaque é o trabalho com as sementes que são transformadas em botões, colares, pulseiras, brincos, cintos e outros acessórios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe