TECNOLOGIA

Encontro dá o primeiro passo para ampliação das potencialidades da Infovia

20 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Ronaldo Sawada e Fábio Folly durante apresentação da Infovia

Ronaldo Sawada e Fábio Folly (DETIC) durante apresentação sobre a Infovia

O Governador Confúcio Moura reuniu os titulares de todos os órgãos da administração pública estadual, na terça-feira, 17, no auditório Jerônimo Santana, para divulgar os novos rumos do projeto que está entre os mais importantes de seu plano de gestão, a Infovia.

O projeto foi apresentado pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic),  órgão central de tecnologia da informação e comunicação do governo e  vinculada à Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae).

A reunião contou, ainda, com a presença dos gerentes de TI (Tecnologia da Informação) de todas as unidades do governo. Na ocasião a Detic demonstrou como a expansão da Infovia – rede exclusiva de processamento dos dados governamentais – está transformando  a gestão pública e  promovendo a inclusão tecnológica no estado.

O evento também teve como objetivo  apresentar aos secretários e gerentes de TI os termos do contrato que possibilitará a ampliação da cobertura dos serviços que a Infovia trará.

Em números atuais, a rede conecta o centro de processamento das informações digitais do Governo, localizado no PRM, a outros 11 pontos na capital, como o Tudo Aqui, Detran, Sesdec e escolas estaduais.

Segundo informações do diretor executivo, Ronaldo Sawada, a Detic está prestes a assinar o contrato que vai possibilitar a ampliação para 165 pontos de acesso à rede, em porto Velho, e outros 65 em Ariquemes, ainda em 2016.

Para o engenheiro de telecomunicações da Detic, Fábio Folly, ligado à execução da Infovia, ainda existe o entendimento de que a Infovia é internet veloz, apenas.

“A Infovia é muito mais que internet rápida, é um conceito de comunicação exclusiva, confiável, altamente tecnológica, que vai permitir conectar os órgãos administrativos, judiciários e legislativos dos 52 municípios rondonienses. É importante descrevermos as inúmeras possibilidades que serão disponibilizadas aos gestores públicos, além de somente internet veloz”, explicou Folly.

O projeto deve abranger políticas públicas visando áreas de economia e desempenho; de segurança pública, a partir de câmeras vigilantes; de educação, com escolas interconectadas; de saúde, com a conexão entre laboratórios, clinicas, hospitais; com sistema interligado de alta disponibilidade.

O próximo passo será dado no segundo semestre de 2016 com a realização de uma oficina para criação de propostas de produtos e serviços governamentais que podem ser ofertados à sociedade com a implantação da Infovia.

Texto: Detic
Fotos: Bruno Corsino

Capacitação, Cultura, Distritos, Economia, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia