CULTURA REGIONAL

Encontro discute a realização do Festival Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

13 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Fazedores de cultura reunidos com representantes da Secel, em Guajará-Mirim

O estreitamento das relações entre governo do estado e grupos fazedores de cultura de Guajará-Mirim foi o motivo da reunião realizada recentemente entre o superintendente de Esportes, Cultura e Lazer, Rodnei Paes, e representantes dos folclóricos grupos de Boi Bumbá – Malhadinho e Flor do Campo.

Entre os assuntos pontuados, as regularizações jurídicas e administrativas desses grupos junto à Secel são fundamentais para o apoio do governo do estado ao Duelo da Fronteira, tradicional festa realizada naquele município fronteiriço à Guayaramérin, na Bolívia.

Segundo Rodnei Paes, foi um encontro importante para que a administração estatual possa assistir melhor aos artistas regionais e, quando preciso, apoiar os festejos de tradição ribeirinha. Porém, é necessário que haja a profissionalização na gestão cultural.

“Para que alcancemos os objetivos desta reunião, técnicos da Secel trabalharão na orientação jurídica desses grupos de Boi Bumbá para sanar suas pendências junto à Superintendência”, destacou Paes.

Outros assuntos levantados na reunião foram: a realização do Festival em 2015; a reforma, conservação e gestão do bumbódromo; os Pontos de Cultura e demais ações culturais, em Guajará-Mirim.

Participaram desse encontro, da parte do governo do estado, Fabiano Barros (gerente de Cultura da Secel) e Ednair Nacimento (técnica da gerência); entre as autoridades municipais – Cleude Zeed (vice-prefeita), Augostinho Figueiredo (vereador) e Wisnete Ojopi (secretária municipal de Cultura) –, e o deputado estadual, Neidson. Todos se comprometeram em trabalhar pela realização do Festival Duelo da Fronteira em 2015.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Organização do Duelo da Fronteira