Encontro nacional reuniu profissionais de TI durante a 122ª Roca em Joinville

10 de julho de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

08-06-13-ABEP-REUNIAODurante os dois dias de reunião (seis e sete de junho) estiveram presentes presidentes e diretores das afiliadas da ABEP de cada Estado e representantes de empresas de TI de todo país para discutir assuntos diversos e relevantes para o setor. Para apoiá-los nessa discussão empresas de tecnologia fizeram apresentações e mostraram soluções para Datacenters redundantes; cases de Datacenters modulares e de alta confiabilidade; soluções em impressão térmica, cases de automação e certificação digital.

Implantação, operacionalização, gerenciamento, treinamento e manutenção de uma solução integrada de telemática, para prestação de serviços de telefonia fixa e móvel, acesso à Internet, serviços de videomonitoramento e de videoconferência foram apresentados. Foi ainda tema das palestras: soluções para modernização e gestão corporativa dos serviços públicos; o novo perfil de usuário da internet e soluções que podem contribuir para melhoria na performance, escalabilidade e segurança das instituições.

O Diretor Executivo da Detic/Seae, Marcelo Braga, representou Rondônia no encontro. Segundo Braga, “o evento enriquece a discussão das políticas públicas sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) governamentais e alinha o estado Rondoniense às práticas vanguardistas sobre tecnologia”.

Outro ponto de destaque  foi a apresentação das atividades para o 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública – Secop 2013, que tem como tema “Governo sem papel” sendo também abordados os assuntos “Infovias digitais” e “Computação nas Nuvens”.

A Roca é realizada há mais de 30 anos. O objetivo do evento é promover a colaboração entre as entidades associadas com a troca de experiências, apresentação de cases de sucesso das entidades de TI para o setor público ou cases que possam servir de exemplo e ser reaplicados em unidades da federação. O evento ainda tem o intuito de enriquecer a discussão das políticas públicas sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) governamentais. A 122ª Roca, foi coordenada pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc).

Sobre a ABEP

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática.

Sobre as Associadas

As entidades, associadas da ABEP, atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros. Estruturadas como sociedades de economia mista ou outra forma jurídica de organização, as entidades estaduais de informática procuram, constantemente, a reciclagem tecnológica, apresentando as melhores soluções ao administrador público no seu processo diário de tomada de decisão, contribuindo para a racionalização dos serviços prestados a comunidade.

Rondônia, Tecnologia