Governo de Rondônia
19/04/2024

PNAIC

Encontro no Ifro discute Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa em Rondônia

10 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, realiza nesta quinta-feira (10), às 8h, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho, a abertura do 1º Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic/2016). Criado em 2012, o Pacto Nacional tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, é contemplada a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o País.

Para alcançar esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um orçamento total de R$ 3,3 bilhões. Até hoje, pelo menos 5.421 municípios e todos os estados brasileiros já aderiram ao Pacto, atendendo a uma totalidade de sete milhões de estudantes dos três anos do ciclo de alfabetização, em 108 mil escolas.

O Pacto é uma política de continuidade do governo brasileiro em relação à formação dos educadores. É uma política educacional mais aprofundada, pois reúne três vertentes indispensáveis para o seu êxito: o processo de formação, de avaliação e a disponibilidade de materiais didáticos nas escolas, para o uso do educador e do aluno.

O objetivo, de acordo com o MEC, é formar educadores críticos que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Além disso, espera-se que as escolas dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização.

Segundo dados do MEC, até agosto deste ano, 304.736 professores foram cadastrados para os cursos de formação que serão realizados pelo Pnaic.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo