Encontro reúne gestores escolares de todo o Estado

03 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura ressaltou a importância do trabalho dos gestores para a qualidade da educação de crianças, jovens e adultos. Diretores de escolas e coordenadores de Ensino são os principais responsáveis pelo bom andamento da execução de projetos idealizados também pelos professores para o aprendizado dos estudantes.

Para o secretário Emerson Castro, reunir todos os gestores escolares e os coordenadores é um passo importante para que os projetos e atividades em execução nas escolas tenham continuidade, além de os profissionais poderem interagir, conhecer realidades diferentes e partilharem experiências.

Aproximadamente 500 pessoas participam do encontro, entre diretores de escolas, coordenadores regionais de educação e técnicos da Seduc.

Referenciais Curriculares

O segundo dia do Encontro de Gestores foi aberto pela gerente de Educação, Rute Carvalho. A gerente relatou os desafios que houve para a produção dos Referenciais Curriculares de Rondônia, que foram construídos com a participação de educadores de todo o Estado. Os referenciais trazem as diretrizes de ensino para toda a rede pública estadual. Rute Carvalho ressaltou a participação coletiva na construção dos referenciais.

Presente no evento, o governador Confúcio Moura foi citado como um incentivador dos Referenciais Curriculares de Rondônia, documento importante para a educação. O governador e a secretária adjunta de Educação, Marionete Sana Assunção, fizeram a entrega dos referenciais para os 13 coordenadores regionais de Educação do Estado. Os Referenciais Curriculares estão disponíveis no site da Seduc (www.seduc.ro.gov.br).

Após a entrega dos referenciais, a consultora Isabela Lanna Murici, da Falconi Consultoria, fez uma breve apresentação sobre gestão para resultados na educação. Isabela pontuou os critérios para uma boa gestão: planejar, executar, verificar e agir; e ressaltou que as metas devem ser estabelecidas com métodos.

Prestação de contas

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado Omar Pires Dias palestrou sobre gestão escolar, desde o planejamento até a prestação de contas. Dias lembrou aos gestores que é necessário ter planejamentos orçamentário e financeiro, com o cuidado de planejar somente o que é, de fato, executável.

Segundo o conselheiro, planejamento é o alicerce da gestão. Na educação, os principais instrumentos de planejamento são o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas e o Planejamento Anual. “Gestão democrática começa pelo planejamento participativo”, afirma Omar Pires.

Texto: Marcela Ximenes

Governo, Rondônia