Governo de Rondônia
25/04/2024

INOVAÇÃO

Engenheiro mecatrônico de Rondônia desenvolve máquina que funciona como aplicador de argamassa

22 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Pablo Vinicius Apolinário

Pablo Vinicius Apolinário

Da necessidade à oportunidade. O engenheiro mecatrônico Pablo Vinicius Apolinário e o pai, engenheiro civil Adelmo Apolinário, visualizaram na rotina do canteiro de obras dos empreendimentos da própria empresa a chance de desenvolver uma máquina inovadora que facilita a aplicação da argamassa polimérica em edificações de alvenaria.

A construção do equipamento, que está em fase de testes finais, foi subsidiada com recursos repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com atuação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT&I), como convenente e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como interveniente.

O equipamento é formado por um carrinho base que dá suporte ao reservatório de argamassa pressurizada. Com a força do ar comprimido, a máquina impulsiona a massa para uma pistola. Ao pressionar a manivela, o produto é lançado através de um cone de couro, conectado à pistola. “Aí é só direcionar ao local que se pretende utilizar a massa”, complementou Pablo Vinicius.

Além de substituir a ferramenta utilizada por pedreiros em execuções de alvenaria com argamassa polimérica, a máquina possibilita rapidez nos trabalhos, proporciona limpeza no ambiente de obras e evita desperdício de material.

Pablo explicou que o equipamento foi produzido em etapas e para chegar ao modelo idealizado pelos engenheiros foram necessários dois anos de trabalho. O engenheiro mecatrônico informou que falta apenas realizar testes finais nos canteiros de obras, com os profissionais que manusearão o equipamento no dia a dia. “São eles que irão nos apontar alguma falha, sugerir aperfeiçoamento e apontar oportunidade de melhorias”, explicou.

IDEALIZAÇÃO

“Quem enxergou a necessidade inicial foi meu pai”, disse Pablo ao contar que no período em que a construção civil estava em alta em Rondônia, a empresa passou a utilizar a massa polimérica, também fruto de inovação de outros empreendedores nos últimos anos. Porém, os benefícios da utilização da massa não superou o desgaste que aplicação do produto exigia dos trabalhadores com uma carga horária de oito horas por dia.

“Eles tinham muita dificuldade em dar continuidade na aplicação da argamassa. Foi quando meu pai conversou comigo procurando uma alternativa para solucionar o problema” , disse Pablo. Então, ele esboçou o primeiro protótipo e juntou às ideias do pai, resultando em um projeto de inovação inscrito e selecionado no âmbito do Programa de Apoio a Pesquisa na Pequena Empresa (PAPPE).

PAPPE INTEGRAÇÃO

O programa, desenvolvido por meio de parceria entre Sepog, Finep e o Sebrae, visa o desenvolvimento de ações de incentivo tecnológico e inovação para o aumento da competitividade da micro e pequena empresa.

O Aplicador de Argamassa, desenvolvido pela empresa NA Engenharia, Empreendimento e Construções, está entre os dez projetos contemplados em 2012 no Estado.

“Ficamos muitos felizes quando soubemos que fomos contemplados. Principalmente por nosso projeto não ter apresentado nenhum tipo de restrição e ter adquirido a 5ª melhor nota. Foi o primeiro contato da NA Engenharia com essa parte de inovação formalizada”, ressaltou Pablo Apolinário.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla Santana
Fotos: Jane Carla Santana
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Economia, Empresas, Governo, Rondônia, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo