OPORTUNIDADE

Engenheiros civis participam da segunda fase do processo seletivo simplificado do DER

18 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

2ª fase aconteceu simultaneamente nas cidades de Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), é responsável pela manutenção e melhoria de mais de seis mil quilômetros de rodovias em todo o Estado. Para assegurar a qualidade dos serviços realizados, o Departamento está efetuando a segunda fase do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Engenheiros Civis com especialidade em Infraestrutura Rodoviária, por meio do EDITAL Nº 6/2021/DER-CGP.

Na segunda fase de entrevistas, os candidatos classificados responderam oralmente a dez questões sobre cinco temas selecionados pela equipe organizadora. As questões foram geradas automaticamente pelo sistema desenvolvido pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do DER. Ao todo, 29 candidatos (engenheiros civis) classificados participaram da segunda fase, que aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, nas cidades de Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Porto Velho. Todas as entrevistas foram gravadas para a segurança dos candidatos.

Foram ofertadas 18 vagas, com carga horária de 40 horas semanais e cinco vagas de cadastro reserva, duas para Pessoas com Deficiência (PCD). Os profissionais serão lotados nos municípios de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Rolim de Moura, Machadinho do Oeste, Alvorada D’Oeste, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno, Jaru, Porto Velho e Buritis.

Candidatos foram entrevistados por engenheiros do DER

De acordo com o mestre em engenharia de pavimentação, Carlos Morais, o processo foi rigoroso e transparente e os candidatos foram submetidos à avaliação curricular e entrevista técnica para conhecimento do perfil do candidato nas áreas afins da engenharia rodoviária. “Nesse processo, procuramos profissionais com experiência na área de rodovias, principal atividade do Departamento, em vista da alta demanda de obras realizadas e programas implantados pelo Governo, a exemplo do programa “Tchau Poeira” e o planejamento estratégico de 2020 a 2023, que exige padronização dos serviços e qualidade técnica, onde o acompanhamento desses profissionais é imprescindível”, explicou.

O diretor-geral, Elias Rezende, ressalta que a contratação tem como principal objetivo garantir que os trabalhos sejam executados com qualidade, eficiência e economicidade em todas as regiões. “O DER é um órgão que trabalha pelo progresso, responsável pela manutenção das rodovias e por obras que trazem benefícios para a população. Quando o governador Marcos Rocha assumiu a gestão do Estado, apenas 10% dos maquinários estava funcionando, a maioria estava no “toco”. Organizamos a gestão, consertamos diversos maquinários, compramos novos equipamentos e oferecemos condição de trabalho aos nossos servidores. porém, não basta apenas ter máquinas e equipamentos, é preciso uma equipe técnica que realize os planejamentos”, ponderou.

Candidato diz que gravações das entrevistas demonstram a transparência e a seriedade das etapas do processo seletivo

O candidato engenheiro civil, Alexandre Delmassa, frisou que o DER demonstrou transparência e seriedade nas etapas do processo seletivo. “Filmar a entrevista é interessante, mostra a transparência e o compromisso na contratação de profissionais. A filmagem demostra a veracidade e até mesmo uma segurança para nós candidatos”, comentou.

“Participar do processo seletivo é um sonho e tenho esperança de ser aprovado e contratado. A prova abordou questões realísticas”, relatou o candidato para a vaga de Alvorada D’Oeste, o engenheiro civil, Eriquelton Custódio.

Para o governador Marcos Rocha, investir na contratação de profissionais é proporcionar a economia. “Rondônia não suporta mais fazer obras sem qualificação técnica. Além do desperdício de recursos, o serviço não fica nos padrões com qualidade e segurança. A contratação dos engenheiros civis pelo processo seletivo trará celeridade as mais de 50 frentes de serviços. Hoje, Rondônia se transformou em um verdadeiro canteiro de obras”, finalizou.

A divulgação preliminar do resultado final está prevista para o dia 21 de junho. O prazo de recurso contra o resultado acontece nos dias 21 e 22 de junho. A resposta ao recurso do resultado final e a homologação do resultado final, no dia 28 de junho.

Texto: Ricardo Barros e Antônia Lima
Fotos: Ricardo Barros, Valdecy dos Santos e Luiz Augusto