Governo de Rondônia
28/03/2024

AGRONEGÓCIO

Entrega de títulos de propriedade e lançamento de selo marcam abertura da 5ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

25 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

2 dia  || Abertura do 5a Rondônia Rural Show_-31

Família recebe título definitivo da terra das mãos do ministro agrário e do vice-governador do estado

O Governo de Rondônia abriu nesta quarta-feira (25) a 5ª Rondônia Rural Show, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, com o desafio de superar as edições anteriores e estreitar laços comercias com representação dos nove Países presentes na abertura oficial. Autoridades municipais, estaduais e federais, agricultores, representantes de instituições públicas e privadas e imprensa participaram do evento do agronegócio que segue até sábado com entrada gratuita.

No quinto ano consecutivo, a Rondônia Rural Show se posiciona como uma das 10 maiores feiras do gênero no País. A organização espera a participação de 80 mil visitantes e a movimentação de até R$ 900 milhões em propostas de negócios nos quatro dias da feira, que já tem assegurado R$ 73 milhões em propostas consolidadas neste primeiro dia do evento. Às 10h já haviam passado pelo evento 5.744 pessoas, segundo contagem da organização da feira.

Durante a cerimônia de abertura, dois atos marcaram o evento: a implantação do selo da 5ª Rondônia Rural Show e a entrega de título definitivo a propriedade rural. O selo servirá para identificar as ações realizadas na feira durante, como as propostas de negócios nas aquisições de maquinário agrícola, tratores, implementos, certificações de concursos, cursos e palestras, por exemplo. Já o título definitivo é a documentação oficial da propriedade rural, entregue pelos governos Estadual e Federal.

“Estamos muito contentes, porque o documento é o reconhecimento que a terra é nossa e isso facilita o acesso ao crédito”, disse o agricultor Jair dos Anjos, que acompanhado da esposa, Sônia Pereira dos Anjos, recebeu o primeiro título definitivo das mãos do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra, e do vice-governador Daniel Pereira. O casal mora há 16 anos em São Miguel do Guaporé e vivem da cria, recria e engorda de gado de corte.

Autoridades, produtores, empresários e convidados participaram da cerimônia de abertura

Autoridades, produtores, empresários e convidados participaram da cerimônia de abertura

Durante as falas oficiais, o embaixador do Haiti Madsen Cherubin disse estar surpreendido pelas oportunidades que Rondônia oferece. “Vou levar todas as informações e contatos necessários ao meu País e estudar as possibilidades de negócios com Rondônia”, disse Cherubin, agradecendo a acolhida dos haitianos emigrados ao Brasil.

O embaixador da República da Polônia, Andrzej Maria Braiter, desejou bons negócios entre a Nação dele e o Brasil, especialmente aos rondonienses, para onde quer trazer uma comitiva maior na Rondônia Rural Show do próximo ano. “Desejo voltar em 2016 com um avião cheio de poloneses para bons negócios”, disse o diplomata.

O ministro Osmar Terra destacou os avanços econômicos e produtivos de Rondônia em relação a outras unidades federadas e elogiou a proposta da Rondônia Rural Show. “É uma feira que já nasceu grande, pensando no futuro da produção de alimentos”, disse o ministro.

Para o vice-governador Daniel Pereira, essa edição da Rondônia Rural Show será o terreno de grandes discussões sobre o fortalecimento do agronegócio e o estreitamento de relações internacionais. “Vamos apresentar mais de perto nosso potencial produtivo e discutir, por exemplo, a importação de sal da Bolívia”, disse o vice-governador.

Leia mais sobre a RSS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Convênios, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo