Governo de Rondônia
25/04/2024

MUNICÍPIO EM FESTA

Entregas de títulos, mudas de café e nova sede da prefeitura marcaram as comemorações de 28 anos de Mirante da Serra

14 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

População de Mirante da Serra foi beneficiada com a entrega de títulos definitivos de propriedade

A inauguração da nova sede da prefeitura foi o ponto alto das comemorações de 28 anos de criação do município de Mirante da Serra comemorado quinta-feira (13). A festa contou com presença maciça da população e também foi marcada com a entrega de mais 115 títulos definitivos de propriedades, bem como a entrega de 12.720 mudas de café clonal destinadas aos agricultores do município, reforçando o comprometimento do governo do Estado quanto ao Plano Estratégico,  por meio do eixo Desenvolvimento Econômico, fomentando a agroindústria familiar.

O anfitrião da festa de aniversário de Mirante da Serra, o prefeito Adinaldo de Andrade, destacou o momento importante pelo qual passa o município e enalteceu a presença do vice-governador de Rondônia, José Jodan, e do secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. Na ocasião, Adinaldo chamou a atenção para a importância da história que compuseram cada um desses anos de lutas e persistência dos que acreditaram e acreditam no desenvolvimento do município. “Quero agradecer ao governador do Estado, coronel Marcos Rocha, ao diretor geral do DER, Erasmos Meireles e Sá e ao deputado Lúcio Mosquini por essa obra que trará melhores condições de trabalho para nossos servidores”, disse o prefeito.

Responsável pela fiscalização da obra  do Complexo Administrativo da Prefeitura de Mirante da Serra, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) destacou a estrutura moderna da nova sede da Prefeitura, garantindo um serviço de qualidade, e que irá melhor atender aos servidores e população.

TÍTULOS

Foram vários pontos que marcaram as comemorações de aniversário do município, com impactos positivos para moradores como a entrega dos títulos definitivos de propriedades aos beneficiários do programa Título Já, uma parceira entre prefeitura de Mirante da Serra e Governo de Rondônia,por meio da Superintendência de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat). A meta do convênio é regularizar 1.100 lotes com o registro de títulos definitivos beneficiando a população de baixa renda do município. Até o momento, já foram entregues no município 179 títulos urbanos.

O sorriso no rosto de cada um morador que recebeu o título da propriedade resumia a sensação de satisfação após anos de espera. Como é o caso da aposentada Neusa Aparecida, que há 15 anos mantinha a esperança de poder ter o documento e resumiu com a simples palavra: “felicidade”.

Da mesma forma destacou o vigilante Sebastião Nogueira. Para ele, a entrega do título definitivo representa a realização de um sonho de ser o verdadeiro dono do imóvel e agradeceu o governo do Estado e à prefeitura pela conquista após 20 anos de espera.

CAFÉ CLONAL

Vice-governador entrega mudas de café para agricultores de Mirante da Serra

O aniversário era do município, mas os presentes foram para os moradores de Mirante da Serra. Dando continuidade à programação, pequenos agricultores receberam do governo do Estado, com ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), mudas de café clonal.

O agricultor é orientado a preparar a terra com antecedência, fazendo análise de solo e a correção da acidez com a aplicação de calcário, para o plantio das mudas de café, com intuito de se manter os bons que estão possibilitando grande produtividade no Estado.

Exemplo do pequeno agricultor Divanildo de Brito que há 2 anos decidiu aderir à cultura do café clonal e plantou cerca de 500 mudas em sua propriedade rural. Agora, os trabalhos irão aumentar com a chegada de mais duas mil mudas de café que recebeu e já faz projeções para os próximos anos com o aumento da renda familiar.

A programação de comemoração dos 28 anos de criação de Mirante da Serra atraiu prefeitos de outros municípios da região, ocasião em que foi realizada uma assembleia da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), quando foram apresentados os resultados da entidade aos municípios referente ao ano de 2019..

APOIO

Responsável pela fiscalização da obra, o DER destacou a estrutura moderna da nova sede da Prefeitura de Mirante da Serra

O secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, enfatizou a importância de Mirante da Serra e parabenizou toda a população pela data importante para o município.

Ao fazer uso da palavra, Júnior Gonçalves explicou a ausência do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que precisou atender a uma agenda em Brasília (DF).   Ele fez uma rápida explanação do primeiro ano de governo e medidas adotadas dentro do orçamento.

O chefe da Casa Civil prevê grandes avanços para este ano com investimentos que irão garantir um ciclo próspero para Rondônia. “Quero deixar aqui o apoio a todos. O governador sabe que sem os prefeitos, sem os municípios, não existe governo. O governador  quer trabalhar em conjunto com os municípios em prol de Rondônia”, avaliou.

Já o vice-governador de Rondônia, José Jodan, destacou os 28 anos de criação de Miranda da Serra e reforçou a atenção que o governo tem dado aos municípios no desenvolvimento econômico.  O fortalecimento da agricultura foi destacado pelo vice-governador que deixou claro ser fundamental  apoiar e orientar o pequeno agricultor, visando promover seu desenvolvimento. José Jodan destacou a entrega de mudas de café para pequenos agricultores.

Também participaram da solenidade de comemoração do aniversário de Mirante da Serra o deputado federal Lúcio Mosquini; os deputados estaduais Eyder Brasil e Cassia das Muletas; o superintendente Estadual de Comunicação, Lenilson Guedes; o secretário da Seagri, Evandro Padovani; o diretor adjunto do DER, Diego Souza Auler; o superintendente da Sepat, Constantino Erwen Gomes; além de vereadores e demais prefeitos de outros municípios.

Leia mais:

Maquinários são entregues para fomentar o setor produtivo em Novo Horizonte

Evento marca compromisso do governo estadual com a extensão rural de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo