CORRETIVO

Entrega do cartão ‘Mais Calcário’ marca encerramento do Programa de Aquisição de Alimentos 2015 em Costa Marques

27 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Mary Braganhol, adjunta da Seagri, fez a entrega do documento que garante uma tonelada de calcário ao município

O município de Costa Marques recebeu na quarta-feira (25), durante o encerramento do Programa de Aquisição de Alimentos 2015 (PAA), no salão paroquial da igreja Divino Espírito Santo, o cartão Mais Calcário, entregue pela secretária-adjunta de Estado da Agricultura, Mary Braganhol. O documento dá direito ao município adquirir mil toneladas de calcário, gratuitamente.

Na ocasião, foram entregues também 23 títulos de propriedade pelo programa federal de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O secretário municipal de Agricultura, Euclides Sérgio, comemorou o recebimento do cartão Mais Calcário, afirmando que “estas mil toneladas do corretivo de solo vão dar um impulso muito grande aos negócios da agricultura familiar do município, que responde por mais da metade da arrecadação de Costa Marques”.

“Iniciamos a distribuição do cartão Mais Calcário aos prefeitos no início de agosto, e continuaremos atendendo a todos os pedidos até que sejam entregues as 52 mil toneladas que adquirimos junto à Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), e doamos igualmente entre todos os municípios do estado, tendo em contrapartida o transporte que deve ser realizado por cada uma das prefeituras beneficiadas”, disse Mary Braganhol.

Cada uma das pequenas propriedades rurais familiares terá um hectare de solo corrigido a fim de aumentar a produção, seja de grãos, leguminosas, frutas, pastagens (para gado de corte e leite) ou o PH da água em tanques de peixes. A proposta do governo estadual é que o agronegócio prospere, dê renda e evite o êxodo rural. “Em 2016 queremos dobrar (104 mil toneladas) para atender a mais de 40 mil produtores do agronegócio familiar”, afirmou a adjunta da Seagri.

A força do agronegócio familiar em Costa Marques

O encerramento do PAA de 2015, realizado pelo Escritório Regional da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), proporcionou a Costa Marques, durante este ano, recurso de R$ 305 mil na compra direta de produtos da agricultura familiar, que foram consumidos em escolas, hospitais e mais de 20 entidades assistenciais. Pelo menos 60 produtores foram cadastrados até o momento e a expectativa é que até o final de 2016 sejam mais de 110, segundo Geovani Marx, gerente local da Emater.

Josué Farias, dono da agroindústria Terra Viva, na Linha 2, quilômetro 15, Serra Grande, que produz queijos e doce de leite, disse que o PAA é a redenção do agronegócio familiar. “Antes, a gente fazia queijo sem a garantia de vender. Agora a gente sabe que pode produzir, que o governo compra uma grande parte. Já estamos querendo até ampliar, quem sabe até dobrar a produção”, afirmou.

Chiquinho da Emater, vice-presidente da empresa, comemorou os resultados alcançados até o momento pelo CAR no Estado com a entrega de mais de 49.2 mil títulos de terra definitivos. “Hoje, aqui em Costa Marques, foram entregues mais 23, que vieram comprovar a eficácia do programa em Rondônia.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi

Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor