Governo de Rondônia
26/04/2024

CULTURA

Equipamentos culturais em Porto Velho tem programação gratuita aberta à visitação da população

02 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A exposição na Casa de Cultura conta a história da visão humana e a invenção dos óculos

Com investimentos recentes o Governo de Rondônia tem organizado as atividades museológicas e exposições nos equipamentos geridos pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), em Porto Velho.

No Museu da Memória Rondoniense, as atividades deste ano serão iniciadas com a abertura da 17ª Semana Nacional de Museus, com a exposição sobre a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece anualmente no Vale do Guaporé. O evento de lançamento da semana será no dia 13 de maio, gratuito e aberto à população.A programação para o restante do ano também deve estar definida até o dia e será divulgada.

Já na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a I Mostra da História da Visão Humana e a Invenção dos Óculos está aberta à visitação de toda a população rondoniense e turistas que passam pela capital. Segundo Margot Paiva, curadora da exposição e diretora da unidade, a iniciativa partiu de um grupo de oftalmologistas e empresários do ramo, que se juntaram para mostrar a história dos óculos e a importância de um dos principais sentidos humanos: a visão.

 

“Visitando a exposição é possível conhecer sobre variadas enfermidades da visão, a importância de cuidados, e personalidades que ficaram conhecidas pelo uso de óculos e fizeram seus nomes pelos modelos exóticos que utilizavam, como é o caso de Elton John”, explica Margot Paiva.

 

Margot mostra os mais de 200 filmes doados pela Ancine

Todas as quintas-feiras, às 19 horas, um profissional oferece uma palestra sobre o tema como forma de conscientizar os visitantes e grupos de alunos que vão à galeria, que estará com a exposição até o dia 14 de abril.

A Casa de Cultura recebeu 200 filmes doados pela Ancine que farão parte do acervo. “Estamos, em breve, inaugurando nossa sala de audiovisual, só aguardando a chegada do nosso material permanente, que são 20 poltronas, 30 pufs, uma mesa grande e um retroprojetor. O espaço fica no piso superior e servirá, também, para a realização de palestras e workshops. A nossa ideia é uma vez por mês trazer estudantes e acadêmicos para aproveitar os filmes”, conta a diretora.

Segundo Margot, os filmes estão sendo curados por categoria para serem direcionados aos grupos. “Temos uma parceria já firmada com o Sesc e a Unir. Se vamos direcionar um filme de psicologia, por exemplo, teremos um profissional convidado para fazer um debate após a sessão, para melhor aproveitamento do assunto”, conclui Margot Paiva.

 

 

Leia também:

Palácio das Artes está de portas abertas para grupos de Teatro de Rondônia ensaiarem e apresentarem suas performances

 Mulheres da Seas são homenageadas em manhã cultural no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

Oficinas de teatro serão realizadas de maneira gratuita em dez localidades de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Lazer, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo