Governo de Rondônia
29/03/2024

PATRULHA RURAL

Equipamentos modernos são entregues à Polícia Militar para reforçar ações da Patrulha Rural no Vale do Jamari

05 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os equipamentos foram adquiridos em parcerias com entidades que atuam na área rural do município de Ariquemes

Desenvolvida pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, a Patrulha Rural tem intensificado ações de combate à criminalidade em áreas rurais nos municípios do Vale do Jamari, garantindo redução de ilícitos nos últimos meses. Todo o trabalho ganhou o reforço com novos equipamentos tecnológicos que foram entregues na tarde de quinta-feira, 4, no intuito de garantir maior segurança ao homem do campo. Os equipamentos foram adquiridos em parcerias com entidades que atuam na área rural do município, como: Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), Acia – Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia- Aprosoja, Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – ACRIPAR, Associação dos Produtores (Apro) e CrediSIS Crediari.

A cerimônia que marcou a entrega dos novos equipamentos aconteceu no Parque de Exposição de Ariquemes, com a presença do vice-governador de Rondônia, José Jodan, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; do comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, major PM Robinson Brancalhão; do presidente da CrediSIS Crediari, Donizette José, bem como demais representantes das entidades do setor rural.

Foram entregues para ações da Patrulha Rural telefones por satélite,  drone (com equipamento para filmagens), câmeras fotográficas, notebooks, ciclocomputadores, kit´s PM tático com torniquetes, rifles Airsoft e  pistolas Airsoft. Segundo destacado pelo presidente da CrediSIS Crediari, foram investido mais de R$ 87 mil na compra dos equipamentos, sendo todo o recurso dividido entre as entidades envolvidas.

Com planejamento realizado pelos coordenadores regionais de policiamento, a Patrulha Rural, da Polícia Militar, foi especializada no Vale do Jamari, como parte de um projeto piloto que pode ser expandido para todo o Estado, visando combater a violência na área rural, causada em conflitos agrários. O efetivo policial do Vale do Jamari atua há meses com georreferenciamento das fazendas das áreas rurais e cadastramento de todos que trabalham e residem em cada local.

“Todo esse trabalho realizado pela Polícia Militar está recebendo essa parceria com as entidades envolvidas com a área rural. Trata-se de um projeto que iniciamos aqui pela região do Vale do Jamari e hoje estamos recebendo esses equipamentos modernos que serão utilizados pelos nossos policiais militares visando melhor atuações nessa modalidade de policiamento. Lógico, estamos iniciando nesta região e, posteriormente, iremos verificar detalhes e corrigir problemas que porventura surjam. A partir disso, o objetivo é expandir a Patrulha Rural para todo Estado de Rondônia.  O projeto iniciado aqui pelo 7º Batalhão, onde nossos policiais militares estão reforçados para dar uma atenção bem maior ao homem do campo, ou seja, ao nosso produtor rural. Infelizmente nos últimos tempos tem havido uma modalidade de crime que está migrando para área rural. Sendo assim, estamos atentos e em parceria com as associações para que os resultados das ações de segurança ao homem do campo sejam positivos. Vale ressaltar que nossos policiais estão sempre bastante atuantes e perceptivos”, argumentou o comandante da PM.

O vice-governador José Jodan destacou a união como fator importante e que tem garantido resultados positivos

O vice-governador José Jodan destacou a união como fator importante e que tem garantido resultados positivos. A proposta, segundo enfatizado pelo vice-governador, é que a Polícia Militar com auxílio da tecnologia busque medidas reforçadas no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, a exemplo de furtos e roubos.

José Jodan enalteceu as ações que objetivam soluções conjuntas de combate à criminalidade no campo. O modelo de trabalho bem-sucedido da Patrulha Rural colocado em prática na região do Vale do Jamari para o combate e o efetivo enfrentamento de crimes que atingem produtores será futuramente estendido para mais municípios

“O objetivo é sempre levar o bem-estar e tranquilidade para o homem do campo que vem a cada dia sendo mais vítimas de criminosos. Agora, com o trabalho que está sendo desenvolvido na região e, reforçado com essas parcerias, vamos dar uma segurança melhor aos nossos produtores. Quero parabenizar o comandante da PM, coronel Ronaldo, o major Robinson, bem como todos os representantes das entidades do segmento rural pela iniciativa e união. Temos camada da população que reside na área rural, ou seja produtores de médio e pequeno porte que também vão se sentir mais seguros”, disse o vice-governador, reforçando, inclusive, que o objetivo é manter a ordem e garantir a segurança aos moradores, bem como coibir crimes contra o patrimônio, na zona rural.

Leia mais:

 Projeto piloto intensifica atuação militar da Patrulha Rural no Vale do Jamari e reduz a criminalidade

 Patrulha Rural apresenta resultado das ações realizadas em dois anos no Vale do Jamari

 Região de Ariquemes terá Patrulha Rural


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo