Governo de Rondônia
Quinta, 04 de março de 2021

SANIDADE AVIÁRIA

Equipe da Idaron é treinada para prevenção de enfermidades emergenciais em aves

02 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação foi encerrada com visita a uma granja, após quatro dias de palestras

Capacitação foi encerrada com visita a uma granja, após quatro dias de palestras

Entre 25 e 29 de julho, pelo menos 35 médicos veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) foram treinados para participarem do Grupo Especial de Atendimento a Suspeita de Enfermidade Emergencial (Gease) em aves.

No primeiro dia, houve palestras do representante da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes; e do coordenador nacional de Saúde das Aves, Bruno Rebelo Pessamilio, que falaram sobre o funcionamento e organização da cadeia avícola, biosseguridade na produção avícola e o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

No segundo dia, foram feitas apresentações sobre a influenza aviária, doença de Newcastle e doenças diferenciais, com o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Felipe Faccini dos Santos. Também houve apresentação e aula prática sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), necrópia, colheita e remessa de material.

Na quarta-feira (27), o médico veterinário, Leandro André Bona, falou sobre biosseguridade em granjas em Rondônia, quanto o fiscal agropecuário do Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea), João Marcelo Brandini Néspoli, abordou a experiência do Mato Grosso na erradicação de um foco de doenças de Newcastle, ocorrido em 2006. Além dessas exposições, foi iniciado o simulado de gabinete, concluído no dia seguinte.

No último dia 29, os grupos apresentaram as conclusões do simulado e visitaram uma granja de aves.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Capacitação, Cursos, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe