MANUTENÇÃO

Equipe do DER realiza pavimentação asfáltica no trecho mais crítico da RO-464, em Tarilândia

27 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Serviços chegaram à etapa de lançamento da capa asfáltica no primeiro dos três trechos que serão pavimentados

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), tem trabalhado para superar diversos desafios na trafegabilidade das rodovias, dentre elas, na região de Jaru, o trecho que interliga o distrito de Tarilândia à BR-364 recebeu trabalhos de corte de morros, terraplanagem, drenagem, retirada de pedras e pavimentação asfáltica, que já atenderam o ponto mais crítico da RO-464, por onde a produção de leite, gado de corte e agricultura movimentam a economia local.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, informou que na quarta-feira (25) os serviços chegaram à etapa de lançamento da capa asfáltica no primeiro dos três trechos que serão pavimentados, além disso, na mesma rodovia, outra frente de trabalho, formada pelas equipes da Usina de Asfalto de Jaru e pela 12ª Residência Regional do DER executam a manutenção do asfalto para atender uma extensão de 62 quilômetros da rodovia 464.

“Para alguns, as serras de Tarilândia eram intransponíveis, para o Governo de Marcos Rocha, mais uma realização que atende a população de Jaru e região colocando soluções definitivas e o fim de uma espera de 12 anos. A missão está sendo cumprida e um compromisso sendo efetivado, é com grande satisfação que lançamos a pavimentação asfáltica do primeiro trecho, sendo esse o mais crítico, das serras na RO-464”, comemora o diretor-geral do DER, Elias Rezende, que esteve no local para acompanhar de perto a execução dos trabalhos.

Os serviços já apresentam resultados significativos, quem confirma é a população, como o senhor João Batista, morador de Tarilândia há 10 anos. “Na região de Jaru estamos bem de estrada, não temos do que reclamar. Graças ao empenho do governador Marcos Rocha já podemos passar por aqui com mais segurança”, agradece.

Com servidores e máquinas do DER, a obra se torna mais econômica e eficiente

GESTÃO NA ESTRADA

Com servidores e máquinas do DER, a obra se torna mais econômica e eficiente. Elias Rezende, assim como o coordenador de Operações e Fiscalização, Adriano Furtunato, e o coordenador de Usinas de Asfalto do DER, Sávio Ricardo, têm acompanhado constantemente as obras e detalha que os serviços não podem parar.

“Muitas empresas passaram por aqui e não deram conta de terminar a pavimentação desta estrada, encaramos o desafio de fazer com mão de obra direta. Isso prova, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado com a população. Quem tem acesso a Mirante da Serra, Urupá, Colina Verde, moradores do distrito de Santa Cruz e todos que utilizam esta rodovia comemoram os avanços na trafegabilidade. Estamos fazendo aqui um asfalto de qualidade com cinco centímetros de espessura. Pela segurança da população, esta serra será muito bem sinalizada, já colocamos redutores de velocidade e sinalização vertical, em breve faremos a instalação de defesa metálica e pintura da sinalização horizontal”, explica Elias Rezende.

Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Arquivo DER